Turquia, 3ª colocada na copa de 2002

Em pé, da esquerda para direita: Fatih Akyel, Bulent Korkmaz, Umit Ozat, Alpay Ozalan, Rustu Recber e Hakan Sukur
Agachados: Yildiray Basturk, Tugay Kerimoglu,Emre Belozoglu,Hakan Unsal e Hasan Sas

Após 48 anos a Turquia volta a disputar um Mundial. Sua única participação havia sido na Suíça-1954, onde caiu no grupo mais forte, com Alemanha e Hungria, que acabaram fazendo a final. Ainda assim, os turcos terminaram a primeira fase empatados com os alemães na segunda posição, com dois pontos. Fizeram um jogo de desempate e foram goleados por 4 a 1.

Em 2002, classificou-se numa chave que tinha Brasil, Turquia, China e Costa Rica.

Na primeira partida foi derrotada por 2x1 pelo Brasil com gol de Hasan Şaş para a Turquia e Ronaldo e Rivaldo para o Brasil, este último chegou a ser punido pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) por simular uma bola chutada propositalmente por um jogador turco, o zagueiro Alpay Ozalan, no seu rosto, mas imagens revelaram que a bola chutada em Rivaldo pegou na perna do atacante e não no rosto como o mesmo havia dito. O turco foi expulso pela atitude. No 3º contra a China garantiu vaga nas oitavas de final após a ajuda brasileira com um sonoro 5x2 na Costa Rica. Nas oitavas a seleção turca bateu os japoneses por 1x0. Nas quartas bateu o Senegal e na semifinal, foi eliminada pelo Brasil com um gol de Ronaldo de bico. Na disputa pelo 3º lugar, bateu a Coréia do Sul por 3 x 2 , terminando a copa assim, na terceira colocação.

No mesmo mundial, figuraram na seleção turca jogadores vindos da comunidade turca na Alemanha: Yıldıray Baştürk (que nunca jogou em clubes turcos), Tayfur Havutçu, İlhan Mansız e Ümit Davala.

No jogo contra o Brasil, a imagem abaixou entrou para história dos mundiais, o exército Turco tentando roubar a bola de Denilson, que havia entrado justamente para segurar a bola.


Referência:

Folha.com
Gazeta Esportiva.Net - O melhor Portal de esportes do Brasil
Nos gramados
Wikipédia, a enciclopédia livre

Read more...

Suíça quebra recorde de tempo sem tomar gols em Copas

Em pé, da esquerda para direita: Diego BENAGLIO, Benjamin HUGGEL, Stephane GRICHTING, Valon BEHRAMI, Blaise NKUFO e Reto ZIEGLER
Agachados: Gokhan INLER, Alexander FREI, Stephan LICHTSTEINER, Steve VON BERGEN e Gelson FERNANDES

A seleção da terra do Chocolate perdeu para o Chile uma grande oportunidade de se classificar para as oitavas de final da copa do Mundo, mas a equipe que entrou em campo nessa Segunda-feira 21/06/2010 entrou para história ao somar 558 minutos sem tormar gols em copa do mundo, número que foi parado aos 30 minutos do segundo tempo na partida de hoje contra o Chile, o recorde pertencia à Itália, com 550 minutos.

A marca suíça foi atingida aos 22 minutos do segundo tempo do jogo contra os chilenos, disputado em Port Elizabeth e válido pelo grupo H do Mundial.

Antes, a Itália tinha ficado sem tomar gols em Copas entre 17 de junho de 1986, quando perdeu por 2 a 0 para a França, e 3 de julho de 1990, quando empatou com a Argentina em 1 a 1 nas semifinais daquele Mundial, e perdeu nos pênaltis.

A Suíça havia tomado seu último gol em Copas no Mundial de 1994, nos Estados Unidos, quando perdeu para a Espanha por 3 a 0 nas oitavas de final. Os suíços não participaram das Copas de 1998 e 2002.

Em 2006, na Alemanha, a Suíça terminou a fase de grupos com duas vitórias por 2 a 0 sobre Togo e Coreia do Sul e um empate em 0 a 0 com a França. Nas oitavas de final, a Ucrânia eliminou a Suíça nos pênaltis depois de um empate sem gols.


Referência:

FIFA - Fédération Internationale de Football Association
Getty Images
Jornal VS Online

Read more...

Coréia do Sul, 4ª colocada na copa de 2002

Em pé, da esquerda para direita: Yoo Sang-chul, Kim Nam-Il, Ahn Jung-hwan, Choi Jin-cheul, Lee Woon-jae e Hong Myung-bo.
Agachados: Kim Tae-young, Park Ji-sung, Lee Young-pyo, Song Chong-gug e Choi Tae-uk.
AFP PHOTO/CHOI Jae-Ku (Photo credit should read CHOI JAE-KU/AFP/Getty Images)

Partida vencida por 2x1 contra Itália, nas oitavas de final.

Time da Coréia que foi quarta colocada na copa do mundo de 2002, eliminando as poderosas Espanha e Itália, além de classificar em primeiro lugar num grupo com Estados Unidos, Polônia e Portugal.

Campanha na primeira fase:

Coréia do Sul 2x0 Polônia
Coréia do Sul 1x1 Estados Unidos
Portugal 0x1 Coréia do Sul

Time Pts J V E D GF GC SG
Flag of South Korea.svg Coreia do Sul 7 3 2 1 0 4 1 3
Flag of the United States.svg Estados Unidos 4 3 1 1 1 5 6 -1
Flag of Portugal.svg Portugal 3 3 1 0 2 6 4 2
Flag of Poland.svg Polónia 3 3 1 0 2 3 7 -4

Oitavas de Final
Coréia do Sul 2x1 Itália

Quartas de final
Portugal 0(3) x 0(5) Coréia do Sul

Semifinais
Alemanha 1x0 Coréia do Sul

Disputa de 3º lugar
Coréia do Sul 2x3 Turquia

Essa excelente campanha da Coréia premiou dois jogadores da equipe, que foram eleitos os melhores das copas, entrando na seleção da copa do mundo; o defensor Hong Myung-Bo e o meio campo Yoo Sang-Chul.

O Time da Coréia do Sul ainda obteve o título de time mais divertido, prêmio merecido pela festa que sua torcida fez nos jogos, uma verdadeira onda "rosa".

Referência:

Getty Images
Wikipédia, a enciclopédia livre

Read more...

Vitória, Campeão Baiano de 2010

EM PÉ: VÍÁFARA, BIDA, VILSON, WALLACE,RENIÊ, VINICIUS
AGACHADOS: EGÍDIO,JUNIOR,UELLITON, VANDERSON, RAMON,MARCOS PIMENTEL,SCHWENCK,NETO BEROLA,ELKESSON, NETO CORUJA E RENATO

TÉCNICO: RICARDO SILVA

Por David C. de Oliveira

O Esporte Clube Vitória conseguiu, com este elenco conquistar o título de campeão da 1ª década doSéculo XXI, onde foram nada menos do que 08(oito) títulos etaduais, sendo os quais dois Bi-tetras (2002,20003,2004 e 2005 e 2007,2008,2009,2010) sendo assim um dos times com uma grande hegemonia no seu Estado de origem.

Com esse mesmo elenco, apesar de ter uma folha de pagamento modesta para o período (cerca de R$ 500 mil reais/mês) conseguiu outro feito histórico pro futebol baiano e nordestino,pois se classificou contra tudo e contra todos para a final da Copa do Brasil 2010, saindo de um jejum de 17 (dezessete) anos sem disputar finais de campeonatos nacionais.

Com isso, se tornou o 1º (primeiro) time da Bahia e o 3º(terceiro) do Norte-Nordeste a chegar a uma final de Copa do Brasil,passando pelos seguintes clubes em sua trajetória: Corinthians-AL, Náutico-PE,Goiás,Vasco-RJ e Atlético-GO ou GYN, tendo o direito de disputar a fina contra o poderoso Santos, dos badalados Neymar, Robinho,André, Ganso e Wesley.

Gostaria de agradecer em nome do Blog ao torcedor do Vitória, Mauro Amoedo, por suas colaborações referentes ao Vitória.

Read more...

Gana, copa do Mundo de 2006

Em pé, da esquerda para direita: Richard Kingson, John Mensah, Derek Boateng, Stephen Appiah, John Paintsil e Michael Essien
Agachados: Habib Mohamed, Illiasu Shilla, Razak Pimpong, Haminu Dramani e Matthew Amoah.

Em tempo de copa do Mundo, a seleção de Gana de 2006, que em sua primeira copa do mundo conseguiu passar da segunda fase, num grupo que tinha a Itália (campeã daquela competição), Estados Unidos e República Tcheca. Gana foi a única seleção Africana a se classificar para segunda fase. Na primeira fase apresentou um bom futebol, sendo eliminada na oitavas de final em uma derrota por 3x0 para o Brasil.

Referências:

Futebol em Fotos

Read more...