Nigéria campeã Olímpica de 1996
Seleção Nigeriana posada antes da partida contra o Brasil pelas semifinais.
Em pé da esquerda para direita: Joseph DOSU, Nwankwo KANU, Garba LAWAL, Taribo WEST, Daniel AMOKACHI e UCHE Okechkwu.
Agachados: Tijani BABANGIDA, Emmanuel AMUNIKE, Jay Jay OKOCHA, Celestine BABAYARO e Mobi OPARAKU
O Post de hoje irá relembrar um pouco a Nigéria campeã Olímpica de 1996 e o aniversário (01/08) do maior astro da competição naquele ano, Nwankwo KANU, o garoto de 20 anos que acabou com o sonho Olímpico Brasileiro.
Ficha Técnica
Nome Completo: Nwankwo Christian Nwosu Kanu
Data de Nascimento: 01/08/1976
Naturalidade: Owerri, Nigéria.
Posição: Atacante
Altura: 1,97m
Peso: 80 kg
Clubes:
1992 – 1993: Heartland – NIG
1993 – 1997: Ajax – HOL
1997 – 1999: Inter de Milão – ITA
1999 - 2004: Arsenal – ING
2004 – 2006: West Bromwich Albion – ING
2006 - : Portsmouth – ING
No próximo dia 03/08 se completa 13 anos dessa conquista em do Ouro Olímpico, batendo adversários como o Brasil na semifinais e a Argentina na final.
A chamada "Geração de Ouro", desembarcou nos Estados Unidos para a Olimpíada de 1996 com status de um Dream Team, com um favoritismo enorme era apenas questão de tempo para a conquista do ouro, pelo menos era assim que pensava a comissão técnica.
Na semi-finais o Brasil vencia por 3x1 e a Nigéria parecia morta, mas Ikpeba acertou um balaço de fora da área e diminuiu, o tempo passava e o Brasil segurava a Nigéria. Mas no minuto final do tempo regulamentar Okocha cobrou um lateral para dentro da área brasileira e no meio do bate e rebate Kanu mandou para as redes empatando a partida, logo após o gol o arbitro apitou o final de jogo e a vaga seria decidida na prorrogação com morte súbita.
Como o próprio nome dizia, para o Brasil a prorrogação foi realmente uma "Morte Súbita", logo aos 4 minutos Kanu recebeu um lançamento longo, cortou o zagueiro e bateu seco para estufar a rede de Dida e colocar novamente fim ao sonho brasileiro de conquistar uma inédita medalha de ouro.
Restou ao Brasil a disputa da medalha de bronze contra Portugal, onde o Brasil apresentou um futebol quase mágico e massacrou a seleção portuguesa por 5 x 0, gols de Ronaldo, Flávio Conceição e Bebeto (três vezes). Mas a medalha de bronze tinha um gosto amargo. O que serviu de consolo foi a vitória nigeriana sobre a Argentina por 3 x 2 na grande final.
Alguns jogadores que disputaram os jogos Olímpicos de Atlanta 1996.
Argentina:
Roberto AYALA, Jose CHAMOT, Javier ZANETTI, Matias ALMEYDA, Roberto SENSINI, Claudio LOPEZ, Hernan CRESPO, Ariel ORTEGA, Pablo CAVALLERO, Diego SIMEONE, Marcelo DELGADO e Marcelo GALLARDO.
Brasil
Dida, Zé Maria, Aldair, Flávio Conceição, Ronaldo Guiaro, Roberto Carlos, Bebeto, Amaral, Juninho Paulista, Zé Elias, Ronaldo, Rivaldo, Sávio, Danrlei, Narciso, André Luiz, Marcelinho Paulista e Luizão.
Espanha
Gaizka MENDIETA, Agustin ARANZABAL, JAVI NAVARRO, RAUL, Aitor KARANKA, Fernando MORIENTES, Ivan DE LA PENA e Imanol ETXEBERRIA
França
Patrick VIEIRA, Claude MAKELELE, Robert PIRES, Vincent CANDELA, Olivier DACOURT e Sylvain WILTORD
Itália
Gianluca PAGLIUCA, Christian PANUCCI, Alessandro NESTA, Fabio CANNAVARO, Marco DELVECCHIO, Gianluigi BUFFON, Damiano TOMMASI, Cristiano LUCARELLI e Nicola AMORUSO
México
Jorge CAMPOS, Luis GARCIA, Cuauhtemoc BLANCO, Francisco SANCHEZ, Pavel PARDO e Alberto GARCIA ASPE
Portugal
Capucho, Nuno Gomes e Sérgio Conceição.
Abaixo Kanu iniciando sua carreira na Europa, sendo campeão Europeu pelo Ajax ao lado de grandes feras do futebol mundial.
Nem tudo foi festa para Kanu nessas temporas, em 1996 exames médicos de pré-temporada revelam uma grave insuficiência cardíaca já antiga mas nunca antes detetada. Kanu não pode continuar a jogar futebol. Com a aura dos velhos chefes, o perna longa nigeriano, não se conforma: “Estou disposto a dar a volta ao mundo para voltar ao campos”. Em Novembro de 1996, nos EUA, foi sujeito a uma delicada operação no coração para substituir as válvulas afetadas. Poucos porém acreditavam no seu retorno, mas em Abril de 1997, os médicos anunciavam que Kanu estava curado. Restava reconquistar o seu espaço na selva do velho continente, espaço que ainda é habitado por Kanu, agora no Portsmouth da Inglaterra.
Referências:
JAMD
Sérgio Oliveira
http://blogs.abril.com.br/futebol
http://www.fifa.com/
http://www.gettyimages.com/
http://www.nbcolympics.com/
http://www.ogol.com.br/
http://www.planetadofutebol.com/
1 comentários:
Hola Marcio!
qué recuerdos...Amunike, que estuvo en el Barça con el recién fallecido Bobby Robson.
saludos. Hasta otra!
sílvia
Postar um comentário