Soprando a Velinha: Álvaro Recoba, 36 anos.

Nacional do Uruguai, 2012.

Álvaro Recoba é o primeiro "agachado" da esquerda para direita, juntamente com o brasileiro Jadson Vieira e o Scotti.

Um dos grandes nomes do futebol Uruguaio, Álvaro Recoba hoje completa 36 anos e ainda atua pelo Nacional do Uruguai.

O jogador foi revelado no Danubio em 1993, com apenas dezesseis anos de idade, fazendo trinta e dois gols em trinta e uma partidas pelo clube uruguaio. O seu ótimo rendimento o levou ao Nacional, onde fez a marca de trinta gols em vinte e sete partidas,sendo um desses muito semelhante ao de Maradona na Copa do Mundo de 1986, aonde o ídolo argentino driblou parte da Seleção Inglesa.
Chamou a atenção dos europeus e foi contratado pela Internazionale. Logo na sua estreia, fez os dois gols da vitória do clube italiano sobre o Brescia.Depois, Recoba foi para o Venezia, fazendo onze gols em dezenove partidas e livrando o mesmo do rebaixamento. Retornou à Internazionale no mesmo ano em que foi emprestado para o clube de Veneza e permaneceu por mais oito anos. Em 2007 foi emprestado ao Torino, permanecendo neste até 2008. Ainda em 2008, o jogador foi para o Panionios da Grécia, que comprou o passe do jogador.
O atleta disputou a Copa do Mundo de 2002 pela Seleção Uruguaia, sendo o principal destaque da mesma na competição.Também marcou um gol contra Senegal, porém sua seleção foi eliminada na primeira fase da competição.Recoba é um jogador diferenciado e de muita técnica, além de ser um exímio cobrador de faltas; porém, nota-se que é mais um daqueles casos onde um jogador tem muito talento, mas poderia ter ido muito mais longe em matéria de títulos e reconhecimento.
Recoba chegou a ser dado como um novo Maradona, por ser canhoto, ter muita habilidade e jogar na mesma posição do argentino. Entretanto, a capacidade de marcação no futebol melhorou muito e suas constantes lesões muitas vezes o deixaram fora de momentos decisivos, nos quais todos contavam com o jogador.

Seleção Uruguaia.
Em pé, da esquerda para direita:
Fabian Carini; Gonzalo Sorondo; Dario Rodriguez; Gustavo Mendez e Paolo Montero.
Agachados: Dario Silva; Alvaro Recoba; Gustavo Varela; Sebastian (loco) Abreu; Paolo Garcia e Gianni Guigou.

Curiosidades:
- Devido ao seu ótimo futebol apresentado, nos anos de 2001 e 2002 Recoba era o jogador mais bem pago do mundo na época, ganhando pouco mais de U$ 7.500.000 por temporada. Além de ser apontado por muitos como um novo Maradona, Recoba também é apontado como o sucessor de Francescoli e Ruben Sosa, dois dos melhores jogadores uruguaios de todos os tempos, e atualmente, Cristian Rodríguez, jogador do Futebol Clube do Porto de Portugal, é apontado como seu sucessor por ter o mesmo estilo de jogo e por também ser canhoto.

- Além de fazer um gol muito semelhante ao de Maradona na Copa do Mundo de 1986, onde o uruguaio, assim como o argentino, partiu com a bola dominada atrás do meio de campo, Recoba também já fez um gol de trás do meio de campo e um gol olímpico, ambos muito bonitos e raros no futebol.

- No jogo entre Brasil e Uruguai no ano de 2001, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, que era a estréia de Felipão no comando técnico da Seleção Brasileira, Felipão fez uma marcação especial em Recoba, mas nada adiantou pois o Uruguai ganhou por dois a zero aquela partida, e Felipão em entrevista disse que Recoba foi o melhor jogador em campo naquela partida, confirmando isso com a seguinte frase: "Recoba é um ótimo jogador, fez uma bela jogada individual e também bate na bola como ninguém", referindo-se à Recoba após a derrota para a Seleção Uruguaia.

- Em partida válida pelo Campeonato Italiano no dia 9 de janeiro de 2005, em que Recoba entrou na mesma faltando aproximadamente dez minutos para acabar, e a Internazionale virou a partida com três gols nos últimos seis minutos de jogo, com Recoba participando dos dois primeiros gols e fazendo o terceiro gol em um dos últimos lances da partida, Walter Novellino, que treinou Recoba no Torino era o técnico da Sampdoria naquela partida, partida aquela que deixou todos que estavam no estádio Giuseppe Meazza impressionados, pois a Internazionale conseguiu vencer uma partida que já era dada praticamente como perdida.

- Tem o apelido de El Chino, devido aos seus olhos puxados.

- A média de seus gols caiu bastante atuando na Europa, pois nas últimas temporadas da Internazionale, ele ficou bastante no banco de reservas, pois geralmente não estava "100%" bem para as partidas, então mesmo que jogasse poucos minutos em uma partida, as estatísticas mesmo assim marcavam uma partida para o jogador, no caso Recoba.

- Em seus quatro anos que atuou no Uruguai, ente 1993 e 1997, Recoba sempre teve média superior a um gol por partida.

- Quando jogava no Danúbio e chamou a atenção de Peñarol e Nacional, era para ele ir jogar no Peñarol, pois já estava quase tudo acertado, mas seu empresário Paco Casal decidiu pouco antes de fechar negócio com o Peñarol que Recoba iria jogar no Nacional.

- Dentre as coisas que mais gosta de fazer destaca-se a pesca.

- Após a vitória sobre a Seleção Brasileira no ano de 2001, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, Recoba raspou o cabelo nos vestiários do estádio Centenário, em Montevidéu; para comemorar sua ótima atuação naquela partida, mas sobretudo a vitória da Seleção Uruguaia.

- Poucos dias antes de Recoba fazer seu primeiro jogo contra a Internazionale (clube que defendeu por dez temporadas), atuando pelo Torino, Recoba atacou seu ex-treinador da Internazionale, Roberto Mancini; falando as seguintes frases: "Ele nunca olhou em meus olhos", Com ele, nunca houve clima, Nunca estivemos de acordo."

- Jogou durante muito tempo com uma camisa de número 20, incluindo dez anos na Internazionale e mais alguns na Seleção Uruguaia.

- Foi criado uma espécie de flog no Uruguai, para os torcedores do Nacional pedirem a volta de Recoba no ano de 2007, quando ele estava de saída da Internazionale, mas nada adiantou, pois na oportunidade Recoba se transferiu para o Torino.

- Quando jogava no Uruguai, entre os anos de 1993 e 1997, não conquistou nenhum título com seus clubes, pois neste período o Peñarol ganhou os cinco campeonatos nacionais disputados e o clube conquistou seu segundo qüinqüênio.

- Massimo Moratti, presidente da Internazionale, é fã declarado de Recoba e ficou muito triste quando Recoba, depois de dez anos no clube, trocou a Internazionale pelo Torino.
Jogou de 1997 à 2007 na Internazionale, saindo um ano antes do centenário do clube italiano.
Para a comemoração do centenário da Internazionale, foi gravada uma pequena entrevista com Recoba comentando sobre seus dez anos no clube italiano. Essa entrevista foi introduzida no telão do estádio Giuseppe Meazza, que estava completamente lotado, pois era o aniversário de cem anos da Internazionale.

Foto de Recoba na equipe da Inter de Milão.

Referências:

4 comentários:

Notícias da Briosa 19 de março de 2012 às 11:28  

olá amigo!! parabens pela pagina. mto legal...
siga Notícias da Briosa.

abraços!!!

Ricardo Sarmento 19 de março de 2012 às 13:33  

Grande jogador, ficará eternizado na história. parabéns pela matéria

ZIDANE,  1 de abril de 2012 às 14:30  

RECOBA É 1 DOS MELHORES JOGADORES Q VI ATUAR!
GÊNIO MESMO!
A. RECOBA EM SEU AUGE TINHA TÉCNICA, ELEGÂNCIA,
HABILIDADE, RAÇA, VISÃO DE JOGO, ARRANQUE E UMA
BATIDA NA BOLA MORTAL!!
ELE ERA COMPLETO!!

TEVE UMA ÉPOCA NA SELEÇÃO DO URUGUAI QUE O EXCELENTE MEIA ATACANTE FORLAN ERA RESERVA ABSOLUTO DO RECOBA!!
PARA VCS VÊEM COMO ELE ERA FANTÁSTICO!
PESQUISEM VÍDEOS DO RECOBA NO YOUTUBE E MATEM AS
SAUDADES DESSE GÊNIO!!

RECOBA É 1 DAQUELES JOGADORES QUE QUANDO SE APOSENTAR IRÁ DEIXAR SAUDADES!
RECOBA É MITO!
E REALMENTE ELE LEMBRA O MARADONA NO ESTILO DE JOGO!!

SE O RECOBA ESTIVESSE EM SEU AUGE HOJE EM DIA
SERIA ELEITO FACILMENTE O MELHOR DO MUNDO TODO ANO!!
RECOBA É FACILMENTE MELHOR Q ESSES JOGADORES MARKETEIROS DE HOJE EM DIA COMO POR EXEMPLOS:
MESSI, CRISTIANO RONALDO, ROBINHO, NEYMAR, GANSO, NANI, PATO, ROONEY, RONALDINHO E MUITOS OUTROS JOGADORES MARKETEIROS, PIPOQUEIROS, MASCARADOS E FIRULENTOS DE HOJE EM DIA!!

RECOBA FOI 1 MITO!!

ALVARO RECOBA FOREVER.........

Postar um comentário