West Ham United vice campeão da F. A. Cup em 1923

Time vice campeão da F. A. Cup em 1923, jogando contra o Bolton na inauguração do estádio de Wembley, um marco na história do futebol britânico. A inauguração ficou famosa pela aparição de uma multidão de 250 mil pessoas para assistir ao jogo. Muitas pessoas se viram obrigadas a invadir o gramado para escapar do aperto e impediam a realização da partida. A polícia teve de usar cavalos para afastar o público das quatro linhas e dar início à decisão, mesmo que sem muito conforto.

O West Ham United Football Club foi fundado em 1895 por trabalhadores de um estaleiro localizado no rio Tâmisa, em Londres, com o nome de Ironworks F.C. O nome West Ham passou a ser adotado em 1900.

O time joga no estádio Boleyn Ground, mais conhecido como Upton Park, nome da estação de metrô mais próxima, com capacidade para cerca de 35 mil lugares. O West Ham é um time que tradicionalmente joga de forma ofensiva (pelos padrões ingleses do futebol), por isto ganhou o apelido de “The Academy of Football”. Vale lembrar que o Palmeiras também é conhecido como a Academia. Os torcedores do clube recebem os apelidos de “The Hammers” e “The Irons”.

Uma curiosidade é que até 1989 o clube só havia tido cinco treinadores em toda a sua história. Aqui no Brasil os clubes também têm a mesma postura, só que são cinco treinadores por ano.

O clássico de maior rivalidade é contra o Millwall, um outro time de Londres. Neste jogo a rivalidade gigante e pode ser vista no filmes Hooligans.

A década de 60 é lembrada com saudosismo e alegria pelos “The Hammers”, coincidentemente época em que Steve Harris deve Ter começada a acompanhar futebol. Foi neste período que o time figurou como um dos principais da Inglaterra e da própria Europa. A equipe era comandada por um trio de craques: Geoff Hurst, Martim Peters e o incomparável Bobby Moore, craques que integraram a seleção inglesa campeã mundial de 1966. Bobby Moore era o capitão da equipe nacional, além de ser um cracaço e maior ídolo na história do West Ham. Outros jogadores conhecidos que atuaram pelo West Ham foram o italiano Di Canio, o croata Suker, o costa-riquenho Wanchope e o inglês Paul Ince.

O West Ham não é uma equipe grande, apesar de ser bem mais rica que muitos dos nossos clubes. Nasceram no West Ham três craques ingleses, que disputaram a Copa da Alemanha: Joe Cole, Rio Ferdinand e Frank Lampard. Com a venda deles ainda jovens, o clube ganhou alguns milhões de libras.

Recentemente passaram pelo clube os argentino Carlitos Tevez e Javier Masherano.

Referências:

http://whiplash.net

http://www.gardenal.org/balipodo



1 comentários:

Rafael Kafka 19 de dezembro de 2009 às 00:17  

Time mítico, cara, torcida insana, não dá para ir a Londres sem ir a Upton Park sentir o amor pela academia!

Postar um comentário