Cobreloa-CHI, de 1998

Em pé: César Bravo, José Puente, Enrique Berríos, Marcelo MIranda, Rodrigo Meléndez e Jorge Gómez.
Agachados: Juan Silva, Rubén Vallejos, Damión Yañez, Mauricío Donoso e Jaime Riveros.

Parabéns pelos 34 anos, completados hoje pelo Cobreloa.

Um pouco da história da "Laranja Chilena"

No desértico norte do Chile, na cidade de Calama, surgiu o Club de Deportes Cobreloa. Fundado em 1977 e famoso por sua camisa laranja vibrante, o clube chegou rapidamente à primeira divisão chilena. A ascenção meteórica teve seu auge em 1981 e 1982, quando o time chegou a duas finais de Copa Libertadores. Na primeira chance, vendeu caro o título para o Flamengo de Zico, Adílio, Andrade, Nunes e tantos outros craques. Já no ano seguinte, também lutou bravamente, mas foi vice do poderoso Peñarol.

O grande destaque desse forte time do Cobreloa era um zagueiro. Mario Soto era daqueles que não brincava em campo. Na segunda partida da decisão contra o Flamengo (vitória dos chilenos por 1 x 0, em Santiago), os jogadores cariocas acusaram o defensor de jogar com pedras nas mãos. Até hoje ninguém sabe explicar como Soto não foi expulso daquele jogo, depois de agredir os flamenguistas um a um durante toda a partida.

Na terceira e última partida da série decisiva de 1981, aconteceu outro lance marcante. O técnico Paulo César Carpeggiani, do Flamengo, resolveu promover uma vendetta contra Mario Soto. Ele chamou o reserva Anselmo e mandou ele entrar em campo simplesmente para dar um soco no chileno. Dito e feito: soco na cara, expulsão e confusão generalizada. No final das contas, o Mengo foi campeão. Mas o zagueirão do Cobreloa virou um mito no futebol, sendo lembrado até hoje por sua “classe”.

O nome do clube deve-se à união de duas palavras, cobre como na Província do Elogio encontra-se os yacimientos cupríferos mais importantes de Chile e a mina de cobre a tajo aberto maior do mundo, Chuquicamata. A outra palavra é Elogio, que faz referência ao nome da província em que se encontra a cidade de Calama e que lhe dá seu nome, ao igual que o rio, que é o mais longo de Chile.

Referências:

Encyclopedia Encydia beta
Que camisa é essa?
Wikipédia, a enciclopédia Livre

0 comentários:

Postar um comentário