Atlético-MG, 103 anos

Atlético de 1942, campeão mineiro invicto.
Em pé: Califa, Hermetério, Ramos, Cafunga, Joaquim e Bigode.
Agachados: Galego, Bahiano, Tião, Nicola e Rezende.

Reprodução Parcial: Globo Esporte
Fotografia: Milton Neves - Que fim levou

Atlético-MG, 103 anos: os 22 que se tornaram milhões de apaixonados, um deles meu amigo Décio Vaz.

Por Marco Antônio Astoni
Belo Horizonte

No dia 25 de março de 1908, 22 estudantes de Belo Horizonte se reuniram no coreto do Parque Municipal, no coração da capital mineira, para fundar o Clube Atlético Mineiro. A primeira sede do clube foi o porão da casa de um dos fundadores, e o primeiro campo tinha 70 metros de comprimento por 30 de largura, marcas bem inferiores às medidas oficiais.

O jogo de estreia foi contra o Sport, também de Belo Horizonte, e o Athletico Mineiro Football Club, nome do clube na época, venceu por 3 a 0, com gols de Aníbal, Zeca e Mário. O Atlético-MG foi crescendo e ganhando popularidade e, em 1915, se tornou o primeiro campeão estadual em Minas Gerais.

Nesta sexta-feira, o Galo, apelido que só surgiu nos anos 1940, completa 103 anos de existência. É difícil pensar que aqueles 22 estudantes do Parque Municipal pudessem imaginar a grandeza do que estavam criando. Hoje, o clube tem o melhor centro de treinamentos do Brasil, é o maior vencedor do Campeonato Mineiro, com 40 títulos, e possui o que muitos chamam de seu maior patrimônio: uma legião de mais de cinco milhões de torcedores fanáticos.

Mais sobre o Atlético-MG no blog.

Campeão da Conmebol de 1997
Campeão Brasileiro de 1971

0 comentários:

Postar um comentário