Atlético - MG, campeão Brasileiro de 1971

O campeonato Brasileiro de 1971 foi decidido em um triangular, envolvendo Atlético Mineiro, São Paulo (de Gérson, Toninho Guerreiro e Cia) e o Botafogo, que tinha em Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, ainda soprando forte e com o poder de devastar defesas inteiras - esta era a grande esperança do Botafogo que vinha de derrota para o Tricolor paulista por 4 a 1. Ao Galo bastava o empate depois da sofrida vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. Encarar o Botafogo do zagueiro Djalma Dias, do volante Carlos Roberto e dos atacantes Zequinha e Jairzinho, porém, não era tarefa fácil nem mesmo para a "primeira grande obra do Mestre Telê Santana", à epoca com 40 anos, magro e com os cabelos ainda negros. Precisando vencer a partida por uma diferença de seis gols, para ficar com o título, a equipe do Botafogo atirou-se ao ataque tão logo o jogo começou. Mas foi o Galo quem teve a primeira grande chance da partida, aos 27min, Dario ganha na corrida de Djalma Dias e Queirós salva na hora H. A segunda grande chance da partida veio por meio de Jairzinho que estava numa tarde endiabrada e, aos 36 minutos do 1° tempo, mata no peito, passa por Tião, Oldair e Vanderlei, toca para Nei, recebe de volta, prensa com Grapete e, no rebote, acerta uma bicicleta. Na sobra Zequinha chuta na trave. No 2° tempo, logo a 1 minuto de jogo, Dario sofre falta à frente da área. Vanderlei cobra forte e Wendell faz grande defesa. Aos 12 Zequinha dribla Oldair e cruza. Jairzinho, de novo, conclui de bicicleta.

Recuperado no lance, Oldair tira a bola que tinha endereço certo. Em uma grande jogada individual do meia Humberto Ramos, sai o gol do titulo. Ele dribla e passa por Mura, Carlos Roberto e Marco Aurélio, chega dentro da área e cruza para Dario cabecear no canto esquerdo de Wendell. Na comemoração, Humberto Ramos, ajoelhou-se agradecido pela jogada e Dario fez a festa. A partir daí o Botafogo esmoreceu, a equipe ficou abalada, sentindo que não daria para tirar a diferença. Tranquilo na partida, o Atlético pressionou até o final e poderia ter ampliado o placar, aniquilando o Botafogo. O São Paulo, que aguardava com ansiedade uma vitória simples do Botafogo para ficar com o título, teve de se contentar com a segunda colocação. Após o final da partida Telê Santana desabafou. "Peguei um time talentoso, que há cinco anos não ganhava títulos e estava com o moral baixo", comentou, cuja primeira proeza foi o título mineiro em 1970. No brasileiro, as bruxas eram os clubes do Rio e São Paulo. "Fiz a equipe entrar em campo sempre confiante nos dois pontos, eu mandava o time atacar e se preocupar só em jogar futebol.
Assim são maiores as chances de vencer", ensina o mestre. Tanto que, durante toda a competição, o jogo "limpo" do Atlético, lhe rendeu apenas dois cartões amarelos e nenhum vermelho. Teve o melhor ataque do campeonato com 39 gols marcados e o artilheiro da competição - Dario "Dadá Maravilha" com 15 gols - além do título - é claro.

Ficha da PartidaBOTAFOGO 0 x 1 ATLÉTICO/MGData: 19/Dezembro/1971 Local: Maracanã (Rio de Janeiro)Gol: Dario aos 18 do 2° tempo Árbitro: Armando Marques de Mesquita (SP) Renda: Cr$ 294.420,00 Público: 46.458 Expulsão: Mura e Carlos RobertoBotafogo: Wendell; Mura, Djalma Dias, Queirós e Valtencir; Carlos Roberto, Marco Aurélio (Didinho) e Careca (Tuca); Zequinha, Jairzinho e Nei Oliveira. Tec.: ParaguaioAtlético/MG: Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião. Tec.: Telê Santana

7 comentários:

Eduardo Fernandes 29 de junho de 2009 às 20:45  

Saudações Corinthianas,

Grande post amigo Márcio, e prá ver como estou velho eu assisti a este jogo bem como o jogo Atlético 1 x 0 São Paulo com gol de Oldair. Primeiro e último título do Galo Mineiro que pelo menos até agora vem fazendo um belo Brasileirão.

Mas deixe-me fazer um adendo ao meu comentário: acho que esta foto não é a oficial do jogo Botafogo x Atlético pois acho que o time mineiro jogou de camisa branca naquela partida.

Grande abraço...

Anônimo,  27 de outubro de 2009 às 17:01  

Boa tarde
Este ano é nos na fita de novo ( bi campeão )

Anônimo,  30 de novembro de 2009 às 18:07  

mas não deu mesmo nesse ano

Anônimo,  20 de maio de 2011 às 11:00  

que time fabulozo esse do galo (pouso alegre)

SILVIO BASSANI,  15 de dezembro de 2011 às 21:36  

Não tem essa foto colorida? No dia da decisão de 1971, não tiraram fotos coloridas? Nenhum jogador de 1971 mandou alguém com uma máquina fotográfica tirar uma foto a cores?

a c l 12 de agosto de 2012 às 22:10  

esse ano tomara que da galo

a c l 12 de agosto de 2012 às 22:14  

aq tem tres muleque que joga muito 9 anos e 16 anos e 18 anos ai diretoria do galo e ronaldinho gaucho contato aldaircl2009@hotmail.com

Postar um comentário