Atlético - MG, campeão Brasileiro de 1971
O campeonato Brasileiro de 1971 foi decidido em um triangular, envolvendo Atlético Mineiro, São Paulo (de Gérson, Toninho Guerreiro e Cia) e o Botafogo, que tinha em Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, ainda soprando forte e com o poder de devastar defesas inteiras - esta era a grande esperança do Botafogo que vinha de derrota para o Tricolor paulista por 4 a 1. Ao Galo bastava o empate depois da sofrida vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. Encarar o Botafogo do zagueiro Djalma Dias, do volante Carlos Roberto e dos atacantes Zequinha e Jairzinho, porém, não era tarefa fácil nem mesmo para a "primeira grande obra do Mestre Telê Santana", à epoca com 40 anos, magro e com os cabelos ainda negros. Precisando vencer a partida por uma diferença de seis gols, para ficar com o título, a equipe do Botafogo atirou-se ao ataque tão logo o jogo começou. Mas foi o Galo quem teve a primeira grande chance da partida, aos 27min, Dario ganha na corrida de Djalma Dias e Queirós salva na hora H. A segunda grande chance da partida veio por meio de Jairzinho que estava numa tarde endiabrada e, aos 36 minutos do 1° tempo, mata no peito, passa por Tião, Oldair e Vanderlei, toca para Nei, recebe de volta, prensa com Grapete e, no rebote, acerta uma bicicleta. Na sobra Zequinha chuta na trave. No 2° tempo, logo a 1 minuto de jogo, Dario sofre falta à frente da área. Vanderlei cobra forte e Wendell faz grande defesa. Aos 12 Zequinha dribla Oldair e cruza. Jairzinho, de novo, conclui de bicicleta.
Recuperado no lance, Oldair tira a bola que tinha endereço certo. Em uma grande jogada individual do meia Humberto Ramos, sai o gol do titulo. Ele dribla e passa por Mura, Carlos Roberto e Marco Aurélio, chega dentro da área e cruza para Dario cabecear no canto esquerdo de Wendell. Na comemoração, Humberto Ramos, ajoelhou-se agradecido pela jogada e Dario fez a festa. A partir daí o Botafogo esmoreceu, a equipe ficou abalada, sentindo que não daria para tirar a diferença. Tranquilo na partida, o Atlético pressionou até o final e poderia ter ampliado o placar, aniquilando o Botafogo. O São Paulo, que aguardava com ansiedade uma vitória simples do Botafogo para ficar com o título, teve de se contentar com a segunda colocação. Após o final da partida Telê Santana desabafou. "Peguei um time talentoso, que há cinco anos não ganhava títulos e estava com o moral baixo", comentou, cuja primeira proeza foi o título mineiro em 1970. No brasileiro, as bruxas eram os clubes do Rio e São Paulo. "Fiz a equipe entrar em campo sempre confiante nos dois pontos, eu mandava o time atacar e se preocupar só em jogar futebol.
Assim são maiores as chances de vencer", ensina o mestre. Tanto que, durante toda a competição, o jogo "limpo" do Atlético, lhe rendeu apenas dois cartões amarelos e nenhum vermelho. Teve o melhor ataque do campeonato com 39 gols marcados e o artilheiro da competição - Dario "Dadá Maravilha" com 15 gols - além do título - é claro.
Ficha da PartidaBOTAFOGO 0 x 1 ATLÉTICO/MGData: 19/Dezembro/1971 Local: Maracanã (Rio de Janeiro)Gol: Dario aos 18 do 2° tempo Árbitro: Armando Marques de Mesquita (SP) Renda: Cr$ 294.420,00 Público: 46.458 Expulsão: Mura e Carlos RobertoBotafogo: Wendell; Mura, Djalma Dias, Queirós e Valtencir; Carlos Roberto, Marco Aurélio (Didinho) e Careca (Tuca); Zequinha, Jairzinho e Nei Oliveira. Tec.: ParaguaioAtlético/MG: Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião. Tec.: Telê Santana
7 comentários:
Saudações Corinthianas,
Grande post amigo Márcio, e prá ver como estou velho eu assisti a este jogo bem como o jogo Atlético 1 x 0 São Paulo com gol de Oldair. Primeiro e último título do Galo Mineiro que pelo menos até agora vem fazendo um belo Brasileirão.
Mas deixe-me fazer um adendo ao meu comentário: acho que esta foto não é a oficial do jogo Botafogo x Atlético pois acho que o time mineiro jogou de camisa branca naquela partida.
Grande abraço...
Boa tarde
Este ano é nos na fita de novo ( bi campeão )
mas não deu mesmo nesse ano
que time fabulozo esse do galo (pouso alegre)
Não tem essa foto colorida? No dia da decisão de 1971, não tiraram fotos coloridas? Nenhum jogador de 1971 mandou alguém com uma máquina fotográfica tirar uma foto a cores?
esse ano tomara que da galo
aq tem tres muleque que joga muito 9 anos e 16 anos e 18 anos ai diretoria do galo e ronaldinho gaucho contato aldaircl2009@hotmail.com
Postar um comentário