LINHARES, CAMPEÃO CAPIXABA DE 1993

Em pé: Canário, Ivan Baiano, Sílvio, Rocha, Iran e Cerezo.
Agachados: Tinco, Tião, Cássio, Arildo Borges e Leandro.

O melhor time que Linhares já viu jogar, e o de melhor destaque também. Campeão capixaba de 1993 o Linhares surpreendeu o Brasil ao desclassificar o Fluminense de Branco e o capixaba Ézio (Super Ézio).

O Linhares Esporte Clube foi fundado em 15 de março de 1991, como resultado de uma de fusão dos dois times da cidade de Linhares: Industrial Esporte Clube e o América Futebol Clube.

Em tão pouco tempo de sua fundação o estado conheceu um forte time ao norte capixaba, bem montado e jogando com o regulamento em baixo do braço o Linhares teve apenas uma derrota nos vinte jogos disputados.

A boa fase da equipe levou o Linharense a acompanhar o time sempre, principalmente no Guilherme Augusto de Carvalho (Guilhermão), que teve média de público de 2.700 pagantes por jogo, grande apoio vindo das torcidas Mancha Azul e Raposões da Fiel, principais torcidas Linharense.

O excelente ano de 1993 teve continuidade em 1994 quando o Linhares desclassificou o Fluminense, e chegou em 3º lugar da Copa do Brasil. Foram dois empates com o Fluminense, mas os dois gols que fizera fora de casa deu a classificação ao Linhares, na primeira partida 2x2 nas Laranjeiras, e o segundo em Vitória, novo empate agora de 1x1, com um gol de falta de Arildo Borges aos 46 minutos do segundo tempo.

Logo após passar o Flu, o Linhares enfrentou ainda São José (AP), Comercial (MS) e foi desclassificado pelo Ceará na semi-final, e na outra semi-final o Grêmio passou pelo Vasco, e na final venceu o Ceará sagrando-se campeão da Copa do Brasil de 1994.

Do time acima Hiran e Arildo Borges foram os que tiveram maiores destaques.

Arildo Borges já experiente com passagens por Rio Branco, Nova Venécia, Muniz Freire, América-MG e Anapolina-GO, mostrou toda sua habilidade com a perna esquerda e tinha como grande arma suas cobranças de faltas, era o cérebro do Linhares.

Já o goleiro Hiran mostrando sempre uma garra incontestável dentro de campo deu segurança ao time e a torcida. Teve destaque nacional no Linhares parando o Fluminense, e quando fez um gol de cabeça atuando pelo o Guarani frente o Palmeiras e Velloso e cia, o jogo terminou era 2x1 e nos últimos minutos Hiran empatou a partida. Teve ainda um excelente passagem por Internacional (sendo quase eleito como melhor goleiro do Brasil pela revista Placar), além de Atlético-MG e Ponte Preta.

Uma pena que o sucesso precoce do LINHARES ESPORTE CLUBE não durou muito, também precocemente o time se endividou, perdeu seu estádio e fechou suas portas, deixando a apaixonada torcida Linharense entristecida. Hoje a cidade é representada pelo LINHARES FUTEBOL CLUBE, fundado em 2001 e que disputa a primeira divisão do campeonato capixaba.


Comentários (12): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:21

Em 5/01/2007, às 16:19:07, Mauro disse:
Amigo, gostei de seu blogue e gostaria de adicionalo como meu favorito. Mas não sei como faze-lo. Te deixo o endereço do meu blogue, se você se interessar podemos trocar os links, e adicionar como favorito. Não digo pela audiencia do blogue, e sim pelos assuntos serem semelhantes. História do futebol. Abs,

http://diadejogo.blog.terra.com.br


Em 5/01/2007, às 17:17:06, Matheus Martins disse:
uhhauhauhahu Bela Foto!
E sempre bom relembrar um time que foi vitorioso na sua historia, e espero que volte a ser!

vlwww
Em 7/01/2007, às 16:03:02, Diego Simonetti disse:
Não sabia que Iram tinha atuado pelo Linhares. Parabéns, Márcio por relembrar clube pequenos, mas que deixaram sua marca no futebol do Brasil.
Em 8/01/2007, às 02:12:02, Felipe Adami disse:
esse linhares fez muito sucesso!
Todos os jogos a torcida linharense fazia do guilhermão um verdadeiro caldeirão. Era linhares ôô, linhares ôô. Arildo com suas magistrais cobranças de falta sempre faziam a alegria da galera. A torcida já sabia que era gol quando a falta estava proxima da area e ele se aproximava para a cobrança.
Muito manera sua foto Márcio. Esperamos que o linhares possa fazer melhor que no ano passado no campeonato capixaba..apesar de ter chegado na final do primeiro turno e perdendo para o estrela e nao se classificando por pouco para a final do segundo turno.
Vamos lá linhares!!!!
abraços
Em 9/01/2007, às 17:37:24, ANDRE | e-mail disse:
ACHO VC PEGAR FOTOS DE PEQUENOS QUE FIZERAM SUCESSO,ESTOU CHEGOU JORNALISTA,QUE SO FALAM DE TIMES GRANDES,POR FAVOR SABERIA ME DIZER QUANDO FORA FUNDADO INDUSTRIAL ESPORTE CLUBE,QUE DEU ORIGEM AO LINHARES
Em 10/01/2007, às 13:11:51, Eduardo Fernandes dos Santos | e-mail disse:
Fala meu amigo Marcio,

Parabéns pela bela matéria sobre o Linhares. E claro, parabéns por todo seu trabalho sempre de qualidade e feito com carinho para nós que amamos o futebol.
Em 29/01/2007, às 12:05:29, robson disse:
é sim ...mossoró do baru...rsrsrs
vlw
mas aqui tem o potiguar que é melhor q o baraunas...


Em 3/02/2007, às 21:50:41, idelberth luigi | e-mail disse:
eu vi esses jogo esses jogos contra o fluminense.e eles nunca mais sairam da minha mente.sou um linharense de coração.foi uma época mágica.eu conheci o hiram e acompanhei a sua carreira.é para mim um dos melhores goleiros que vi jogar.
Em 21/03/2008, às 21:52:27, Fernando Trevezani Netto | e-mail disse:
Grande Linhares...

Um Clube "pequeno" no senário nacional, mas grande no coração dos linharenses, esse time marcou, e fez com que os linharenses se apaixonassem mais e mais pelo futebol...
E pela Copa do Brasil uma triste desclassificação para o Ceará, após empatar em forataleza por 0 x 0 acabou perdendo "em casa" pois o jogo foi na capital Vitória, por 0 x 1.
Saudades Linhares... Torço para que volte ao senário nacional, pois tenho orgulho de ser capixaba....

Abraços.....
Em 6/08/2008, às 13:07:45, sullivan disse:
ate hj lembro com saudades das tardes de domingo vendo o linhares jogar,as torcidas organizadas tocando, era mto emocionante, tomara q volte a ter o mesmo charme q tinha antigamente!
Em 29/08/2008, às 22:23:21, willian sibien | e-mail disse:
adorei a materia!!!Eu, apesar de morar em vila velha amava esse time do linhares. Uma pena mesmo ter acabado
Em 15/05/2009, às 19:46:54, Cássio filho disse:
Esse era o time
meu pai CASSIO CHASTINET ESTEVAM
jogava muito
de um tempo pra ca meu pai parou de jogar futebol agora eu Cássio filho vou dar continuidade a carreira de jogador do meu
abrazz a todos linharensee

10 comentários:

Anônimo,  28 de fevereiro de 2010 às 02:37  

eu era criança mas lembro como era essa seleçao capixaba chamada Linhares E.C. fico lisongeado de ter visto essa equipe jogar e quero q esse novo linhares se inspire nesses guerreiro e nos encha de orgulho e alegrias q esse linhares nos encheu um dia ! Vamos la Linharesss!!!!!!!!!

thays marques pereira de souza,  9 de maio de 2010 às 22:08  

quero ver o gol do linhres contro fluminense na copa do brasil de 1994
que ficou de 1 a 1

Mexirica,  12 de janeiro de 2011 às 01:05  

Eu sou Linhares eu souuu , O boxi vai pegar e ninguem vai me segurar,eu sou eu sou....
saudades...

Anônimo,  30 de maio de 2011 às 20:40  

gostaria de ver o goleiro hércules na foto campeão de 1993 cara voçé tem historia

hercules de oliveira bispo,  31 de maio de 2011 às 10:01  

o goleiro campeao em 1993 foi hercules.
foto o meu amigo iran, mais tudo bem linhares lembra da final eu estava no gol defendedo as redes do linhares.

hercules de oliveira bispo,  31 de maio de 2011 às 10:02  

tião de lihares e amigos meus e-mail holiveirabispo@yahoo.com.br estarei esperando mensajem. abraços atodos saldades hércules.

Claudio,  22 de outubro de 2011 às 21:19  

Gostaria de saber se você tem o telefone e e-mail do Arildo Borges, pois preciso falar com ele sobre a comemoração do título do MFFC em 1991.

Desde já sou grato e fico no seu aguardo.

PAZ e BEM!

Anônimo,  12 de dezembro de 2011 às 13:58  

Tive o prazer de conhecer o CASSIO CHASTINET ESTEVAM e ser amigo e vizinho em Brasilia um otimo jogador e uma otima pessoa! Vinícius Coelho Brasília - DF

Anônimo,  1 de fevereiro de 2013 às 19:40  

Melhor time na historia E.S. Torcedor conhece e poucos viram Time Norte Estado Joga com Amor e Objetivo fez E.S ser reconhecido Parabéns Linhares.

Ivan Calazans,  26 de agosto de 2023 às 22:13  

Boa noite. Sou Ivan Calazans (Ivan Baiano), tive o imenso prazer de fazer parte desse grupo maravilhoso, incrível, com jogos inesquecíveis, com uma torcida maravilhosa. Joguei duas temporadas em Linhares. Amei essa cidade, ficará marcado no meu coração. ♥️

Postar um comentário