Galatasaray, campeão da copa UEFA de 2000.

Em pé da esquerda para direita: Cláudio Taffarel, Carlos Capone, Gheorghe Popescu, Umit Davala, Bulent Korkmaz e Hakan Sükur. Agachados: Okan Buruk, Gheorghe Hagi, Suat Kaya, Arif Erdem e Ergun Penbe.

O Primeiro clube turco a conquistar o título da copa UEFA batendo o também ótimo time do Arsenal por 4x1 nas penalidades após empate no tempo normal e extra. Uma conquista histórica no dia 17 de maio de 2000, no Parken Stadium em Copenhagen, Dinamarca.

Depois de empates no tempo normal e extra, o jogo seria decido na cobrança de pênaltis. E no gol turco estava um especialista em defesas de penalidades, Taffarel ídolo de muitos goleiros brazucas que anos antes de ir para o Galatasaray mostrava ao mundo que sua “baixa estatura” não o impedia de voar nas bolas, e ajudar a seleção Brasileira a conquistar a copa de 94 depois de uma fila de mais de 20 anos, e ajudar a mesma seleção a desclassificar a Holanda na copa de 1998. E foi com um currículo invejável que Taffarel mostrou ao croata Suker que mesmo mais experiente ele ainda era o bom e velho Taffarel, e segurou do seu lado esquerdo a cobrança do Croata.

10.000 turcos que estavam no estádio pularam de alegria com a defesa do Brazuca, e com os erros do adversário comemoraram o tão sonhado título. Além desses muitos torcedores turcos, 170 deputados e 7 ministros turcos acompanharam a heróica vitória do Galatasaray, além de mais de 100 membros da impressa testemunharam a grande conquista do Galatasaray.
Depois da vitória, várias autoridades turcas felicitaram os jogadores pela conquista que se expandia por toda Europa, e principalmente pelos rivais do Arsenal.
Autoridades turcas diziam que a vitória era muito importante não só para os torcedores do clube, mas para a nação turca que sofreu muito com terremotos no ano anterior. Segundo Fatih Terim “Muitos povos sofreram tragédias no terremoto na Turquia o ano passado e se esta vitória trouxesse alguma felicidade para trás em suas vidas, estou feliz assim como todos os jogadores, que sabem que deram felicidades ao sofrido povo turco”.
Assim como os turcos a Europa deu ênfase ao título turco, e vários meios da impressa deram cobertura grande ao sucesso proeminente do Galatasaray nas finais da UEFA. A agência de notícias Reuters escreveu “Galatasaray carregou a copa para seu museu”.
Os Britânicos da BBC elogiaram Taffarel, Sükur, Ümit, Arif, Hagi e Popescu e escolheu Taffarel como o melhor jogador da partida, e não era para menos, Cláudio fechou o gol turco. Os Alemães da ARD disseram “Galatasaray mereceu a copa da UEFA”
Esse foi o histórico Galatasaray de 2000, um time recheado de estrelas mundiais como o excelente goleiro Taffarel, os romenos Popescu e Hagi (que jogaram muito no mundial de 1994, levando a Romênia a bater Argentina de Maradona e Batistuta, Hagi tinha uma perna mágica, grande maestro Romeno, e no time turco, ambos sendo protegidos por Popescu), e o turco Sükur, autor do gol mais rápido em mundial, feito em 2002.


Comentários (7): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:15

m 8/06/2006, às 01:15:32, Cadito | fotolog disse:
Alouôô

Falaí Marcio,
Muito bom o seu flog. Tem fotos históricas!!!!!
Só não vi do meu pobre Coringão ainda.... e como tá derrubado meu Timão...

Brigadão pela visita.

valeu
sifuime
Ah, tava esquecendo, hoje o
OOOPS!!! FALHA NOSSA!!! vai de cabeça:
http://fotolog.terra.com.br/cadito:325


Em 8/06/2006, às 09:55:46, Ivan Maurício | fotolog disse:
Grato pela visita. Gostei muito do seu fotolog. Está entre meus favoritos.
Em 9/06/2006, às 11:21:01, Facta | fotolog disse:
vai que eh sua tafarel huahua
ae galera ta adiconado nos favoritos!!
abraçao e sempre passe no nosso fotolog

abraçoS!!!
Em 18/06/2006, às 12:11:23, Sérgio | fotolog disse:
Fotolog bem focado no assunto. Parábens!
Obrigado pela visita.
Volte sempre :-)
Em 27/06/2006, às 10:46:55, Favor enviar para Ronaldo Fenômeno | e-mail disse:
Quando tudo parece "perdido"o ânimo e renovado e lá está o Ronaldo no auge, a midia que critia volta a aplaudir. A grande verdade é que para Jesus você sempre tem grande valor e Ele que passou por muitas criticas sem causa alguma, marcou o grande gol de placa e é o maior Fenômeno da história.Lembre-se sempre Jesus te ama muiiiito.
Em 13/09/2006, às 12:02:10, jorge | página pessoal disse:
eu sou fã do galatasaray!
http://ubbiar.fotolog.com/jorgemhz/?pid=14368170
Em 25/02/2009, às 13:48:07, promescu disse:
realmente quem levou o time ao título foi esse grande jogador romeno gheorge hagi.

0 comentários:

Postar um comentário