SÃO PAULO, A CONQUISTA DO MUNDO EM 1992

Em pé: Adilson, Zetti, Ronaldão, Vitor, Pintado, Ronaldo Luiz e Cerezo
Agachados: Muller, Palhinha, Cafu e Raí

Um pedaço do mundo começou a ser do São Paulo em 1991 quando conquistou o campeonato Brasileiro encima do Bragantino, com essa conquista o São Paulo teve o direito de disputa da Libertadores de 1992 na qual venceu na final os Argentinos do Newell`s Old Boys, daí uma boa parte do Mundo já era do tricolor do Morumbi, o sonho de conquistar o Mundo pela primeira vez estava cada vez mais próximo. Dia 13/12/1992 era o dia da grande decisão do título mundial interclubes, estavam frente-a-frente São Paulo e Barcelona.

Os jogadores do São Paulo comandados pelo mestre Telê Santana queriam mais do que nunca uma consagração como essa e não iriam querer de forma alguma decepcionar seus torcedores no Japão e aqueles gritos de 'Kudassai, kudassai (boa sorte, boa sorte)', que torcedores Japoneses gritavam.

Telê conseguiu concentrar ao maximo seus jogadores que entraram totalmente focados e ligamos na partida para que a vitória não escapasse de forma alguma de suas mãos. O São Paulo tinha Raí que destruiu a defesa do Barcelona com lances mágicos como a utilização do calcanhar para encobrir o adversário, próximo a linha de fundo.

O Búlgaro Hristo Stoichkov acertou um tiro fora da área para vencer o Goleiro Zetti ao 12 minutos da primeira etapa, o gol não abalou o São Paulo que partiu para cima do Barcelona. O clube Paulista chegou ao empate com Muller que driblou duas vezes o lateral da seleção espanhola, Albert Ferrer, e cruzou para Raí completar de barriga, para delírio dos torcedores no estádio Nacional de Tóquio.

No segundo tempo, o volante Toninho Cerezo reunira o grupo de jogadores para relembrar a importância da partida e a necessidade de vitória, já que a união do grupo era formidável. Raí combinava a jogada com Cafu e rolou a bola para seus pés, a bola foi parada e Raí disparou para que a bola jamais fosse encontrada pelo goleiro Andoni Zubizarreta. Ela entrou precisamente no ângulo direito do goleiro e o meia são-paulino, autor do gol, correu em direção do mestre para comemorar esse momento inigualável de alegria para os jogadores.

Michel Laudrup, Stoichkov, Bakero, Ferrer, Ronald Koeman, Josep Guardiola e o histórico goleiro Andoni Zubizarreta eram os principais jogadores do todo poderoso Barça. E assim o São Paulo conquista o Mundo pela primeira vez.

Data:13/12/1992 Local: Estádio Nacional de Tóquio (Tóquio, Japão) Árbitro: Juan Carlos Losteau (ARG-Fifa) Público: 60 mil pagantes

São Paulo: Zetti; Vitor, Adilson, Ronaldão e Ronaldo Luiz; Pintado, Cerezo, Palhinha e Raí; Muller e Cafu. Técnico: Telê Santana

Barcelona: Zubizarreta; Ferrer, Koeman e Euzébio; Amor, Guardiola, Witschge e Bakero; Laudrup, Stoichkov e Beguiristian. Técnico: Johan Kruyff

Gols: Stoichkov (BAR) aos 12 do 1ºT e Raí (SPO) aos 27 do 1ºT e aos 34 do 2º

Comentários (2): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:3

Em 5/04/2006, às 13:25:53, JK fotolog disse: ninguem dizia que o cafu ea se tornar o q ele se tornou.varias vezes campeao pela seleçao brasileira.foi uma grande conquista. ta massa .

0 comentários:

Postar um comentário