BLACKBURN ROVERS CAMPEÃO DA F.A. CUP DE 1891



A foto acima é do Blackburn Rovers campeão da F. A Cup (Competição mais antiga do mundo, iniciada em 1871) de 1891, uma vitória por 3 x 1 sobre o Notts County deu a quinta taça ao Blackburn.

Uma breve história da Copa: em uma reunião realizada nos escritórios do Sportsman em Londres em 20 de julho de 1871, uma proposta feita pela secretária Honoray Charles Alcock, onde os clubes pertencentes à associação fossem convidados a competir. Três meses mais tarde foi aprovada.

A primeira competição foi na temporada 1871-1872 e teve quinze clubes. A equipe Wanderers venceu a primeira edição onde 2.000 espectadores acompanharam a vitória de 1 x 0 diante Royal Engineers. Em 1895 a taça foi roubada da janela de uma firma em Birmingham onde tinha sido colocado na exposição, e nunca mais foi recuperada. A competição é uma das mais importantes do mundo, a competição fará 135 anos no dia 20 de julho.

Oficialmente conhecida com Football Association Challenge Cup, as equipes amadoras dominaram a competição até o Blackburn Olympic se tornar o primeiro clube profissional a vencer. Muitos paises se espelharam na cup F. A para criarem suas competições.

Falando em Blackburn Rovers, a equipe foi fundada em 1875 graças a John Lewis, que se transformou mais tarde em uma personalidade notável do esporte e Arthur Constantim. Juntos organizaram uma reunião no hotel St. Leger, e o resultado dessa reunião foi à fundação do Blackburn Rovers, elegendo as cores azuis e brancas como uniforme da equipe. Logo depois dessa conquista, começou um tempo de vacas magras para a equipe azul e branca.

Durante os anos 1896-1897 o clube permaneceria na primeira divisão somente depois do resultado de uma decisão para aumentar o número das equipes na competição, o que posteriormente trouxe muito pouco sucesso pra equipe. O Blackburn foi considerado, ainda assim, uma equipe grande, mesmo em meio a grave crise.

0 comentários:

Postar um comentário