Real Madrid, campeão da UCL 1959/1960

Uma verdadeira máquina, assim poderemos nos referir ao time de Madrid na década de 50. Não faltou Títulos em sua galeria, ídolos e grandes vitórias como na final de 60. Essa foi à época em que o Real Madrid conquistou sua quinta taça consecutiva da Uefa Champions League (Liga dos Campeões da UEFA), naquele que foi, provavelmente a mais famosa: a goleada por 7 x 3 importa ao Eintracht Frankfurt, no Hampden Park, em Glasgow – Escócia. Antes de vibrar com os galácticos do presente, a torcida do Real já tinha em sua história grandiosa Di Stéfano, Puskas, Kopa, Gento, Santamaría, entre outros, e tudo graças a seu presidente Santiago Bernabéu que hoje recebe uma justa homenagem com seu nome dado ao estádio merengue. Em campo as estrelas provavam seu valor, conquistando o pentacampeonato da recém-criada UCL. Poucos se lembram que o arquival dos “merengues”, o Barcelona, quase despojava da equipe de Miguel Muñoz da sua maior glória.

Dirigida por Helenio Herrera o Barcelona apresentou um demolidor trio húngaro formado por Zoltán Czibor, Sandor Kocsis e Ladislav Kubala, a equipe catalã derrotou o Milan por um placar de 7 x 1, antes de destruir o Wolverhampton Wanderers nas quartas de final, vencendo por 4 x 0 no Camp Nou e, depois, por 5 x 2 em Molineaux. Nas semi finais, os campeões espanhóis não conseguiram derrubar seu maior rival. O Real Madrid, que eliminara o AS Jeunesse Esch e o Nice, preservou o seu histórico totalmente vitorioso na prova com um triunfo na primeira partida das semi-finais, por 3 x 1, frente ao Barcelona, através de dois gols do mito Alfredo di Stéfano e um do excelente Ferenc Puskás. Na Catalunha, os “Merengues” triunfariam pelo mesmo resultado. Entretanto, o futuro adversário do Real na final, o Eintracht, mostrou claramente o seu poderio nas semi-finais frente ao Rangers, somando um total de 12 gols.

Contudo, nada prepararia os germânicos para o que os esperava em Hampden Park, onde o Real Madrid deliciou os 127 mil espectadores. O tento inaugural de Richard Kress não chegou para atemorizar os espanhóis, que chegaram ao intervalo vencendo por 3 x 1. E quando os germânicos voltaram a marcar, o que veio a acontecer por mais duas vezes, já Puskás e Di Stéfano haviam repartido sete golos entre si.

A contribuição do Real é tão grande que nesse ano em que se comemora meio século da competição o Real recebeu homenagens da UEFA por reconhecimento a soberania merengue na Europa. Numa visita ao Estádio Santiago Bernabéu o presidente da UEFA, Lennart Johansson. Os Dirigentes da UEFA ofereceram placas feitas para vários jogadores lendários do Real que, de algum forma, contribuíram para a vitória de suas nove taças européias. Segundo Johanssos “Muitos jogadores, treinadores e árbitros ajudaram a engrandecer esta competição, mas o que destaco é aquela final com o Eintracht Frankfurt, em 1960”.

Alguns dos recordes dessa verdadeira máquina:

- Maior número de finais disputadas na Taça dos Campeões Europeus/UEFA Champions League, chegando 12 vezes ao final da taça e conquistando-a por 9 vezes (um recorde também).

- Maior número de espectadores numa final da Taça dos Campeões Europeus/UEFA Champions League com 127.000 na final no Hampden Park, em Glasgow no ano de 1960.

- Maiores goleadores da competição UCL: 51: Raúl González (Real Madrid CF) 49: Alfredo di Stéfano (Real Madrid CF)

- Jogador com mais conquistas na Taças dos Campeões Europeus/UEFA Champions League 6: Francisco 'Paco' Gento, com a camisa do Real Madrid CF entre 1956-60 e 1966.

Comentários (3): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:6

Em 11/04/2006, às 14:07:41, Ivan Maurício fotolog disse: Estive aqui para uma visita e também parabenizar o conteúdo do fotolog. Está entre os meus favoritos.

Em 12/04/2006, às 12:33:13, Lilic@ fotolog disse: tem uma foto no meu fotolog, passa lá e veja se gosta. Vou te add, gosoto muito de futebol e aqui é bem interessante.

Saudações alvinegras.

Em 18/04/2006, às 00:22:55, D¡e90 página pessoal disse: uuu me gusto mucho la imagen

0 comentários:

Postar um comentário