Palmeiras Bi-Campeão Brasileiro de 1994

Por Márcio Kidura em 09/05/2008 23:37

A pedido de membro da comunidadade oficial.

O campeonato de 1994 teve início no dia 13/08 e término em 18/12. Participaram 24 clubes, disputando 3124 jogos. No total foram 725 gols marcados, com uma média por jogo de 2,32 gols. A média de público foi de 20.360 pagantes por partida.

DECISÃO

Palmeiras e Corinthians, rivais históricos, chegaram à grande decisão naquele ano. O Palmeiras, campeão paulista e atual campeão brasileiro, eliminou o Guarani na semifinais, enquanto o Corinthians havia passado pelo Atlético Mineiro.

A primeira partida da decisão aconteceu no dia 15 de dezembro, no Pacaembu. O clima era de tensão e só aos 16 minutos ocorreu o primeiro chute a gol, quando Branco cobrou falta, que assustou Velloso. O Palmeiras dá a resposta dois minutos depois. Edmundo, que entrou em campo sob a atuação de um efeito suspensivo, faz jogada individual e bate sem ângulo contra a trave esquerda de Ronaldo. O lance acorda de vez o Corinthians. Branco cobra nova falta com força e Velloso rebate. Depois é a vez de Zé Elias novamente arriscar de fora da área e obrigar Velloso a uma defesa sensacional. Mas aos 44 minutos chega o castigo. Antônio Carlos lança a bola de seu campo, Rivaldo sai de trás. A defesa corintiana pára pedindo impedimento de Edmudo, que não participava do lance. Rivaldo recebe, dribla Ronaldo e toca para o gol vazio, marcando o primeiro do Palmeiras.

Em desvantagem no placar, o Corinthians vem para o tudo ou nada no segundo tempo. Marcelinho cobra vários escanteios e a zaga palmeirense se segura como pode. Rivaldo carimba a trave, aos 14. A partida é lá e cá, mas o Palmeiras é mais competente. Aos 18 minutos, Branco tenta sair jogando, Rivaldo rouba-lhe a bola, invade a área e toca de bico no contrapé de Ronaldo para marcar o segundo dele na partida. E o pior ainda estava por vir para os corintianos. Aos 21, Evair é lançado dentro da área, Gralak falha, o atacante palmeirense, de costas para o gol, ajeita para Edmundo acertar o ângulo de Ronaldo. O Palmeiras fazia 3 a 0 no arqui-rival.

O Corinhtians responde na sequência. Flávio Conceição marca bobeira, Souza rouba a bola e toca para Marques fuzilar Velloso, dando números finais a partida. Com este resultado, o Palmeiras poderia até perder por dois gols de diferença na segunda partida que ainda assim conquistaria o bi. Ao Corinthians, restava a esperança do milagre.

Milagre que esteve próximo de acontecer no dia 18 de dezembro, na partida de volta. Logo aos 4 minutos, Marcelinho cobra falta com precisão, Velloso espalma, a bola bate na trave e no rebote Marques empurra para o gol vazio. O Corinthians marcava o primeiro no Pacaembu, um gol que dava esperanças novas à Fiel. E a pressão continuava. Paulo Roberto levanta na área, mas Antônio Carlos faz bem o corte. Aos 19, o Palmeiras chega pela primeira vez. Edmundo dribla Ronaldo, que faz falta no atacante antes que ele finalizasse para o gol vazio, mas não recebe cartão vermelho para a revolta dos jogadores palmeirenses. Aos 32, Viola cabeceia rente ao poste de Velloso. Minutos depois, Branco lança Marcelinho que bate forte para firme defesa do goleiro. Aos 45, Souza cruza na área e Viola, assim como na primeira partida, reclama pênalti de Cléber, que o árbitro não marca.

No início da segunda etapa, Branco faz falta feia em Amaral. Zinho toma as dores do volante, bate boca com o lateral corintiano e os dois acabam expulsos. Aos 19, Luisinho faz falta por trás em Rivaldo e também é expulso. Com um jogador a menos, a produção do Corinthians cai e o Palmeiras cresce em campo. Aos 36, o Palmeiras enterra de vez as últimas esperanças corintianas. Sampaio lança para Edmundo, que conduz a bola, invade a área e cruza para Rivaldo completar para o gol vazio. Cinco minutos depois, Edmundo chama Viola para o drible e por pouco a final não acaba em pancadaria. Tonhão entra e faz a festa da torcida, que comemorava um merecido bicampeonato.

Texto Copiado do site: http://jogosdopalmeiras

Comentários (3): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:32

Em 10/05/2008, às 21:49:50, Juca Bueno disse:
Da-lhe verdão!!!

Em 11/05/2008, às 23:50:48, Boleragem disse:
Parabéns pelo Blog... ta mto fera!

Em 12/05/2008, às 02:51:24, simon disse:
Parabéns pelo Blog...

0 comentários:

Postar um comentário