25 anos de fundação do Holanda Esporte Clube – AM.

Equipe do Holanda de Rio Preto da Eva. Jordan (fisicultor) Weber - André Tavares - Neto - André Oliveira - Paulista - Tiago - Pastor - Picote - Ivanildo - RatinhoPirú - Marcelo - Marcos - Vilan - Buiú - Daniel - Hugo

Por http://www.timesdobrasil.hd1.com.br/

O Holanda Esporte Clube, foi fundado em 1984. O nome inspirou-se na seleção holandesa que ficou conhecida como laranja mecânica, na década de 1970. Disputou por muitos anos o campeonato de futebol da liga do Aleixo.O nome homenageia a seleção holandesa que ficou conhecida como "carrossel holandês" na década de 1970.

Em 21 de outubro de 2007 o Holanda Esporte Clube iniciou sua caminhada como clube profissional.O primeiro jogo foi marcado para a cidade de Itacoatiara, localizada a 260 km de Manaus e a 180 km de Rio Preto da Eva. A viagem foi marcada por fatos inusitados, que ilustram as dificuldades de quem faz esporte no Brasil, e particularmente no Amazonas, entre os quais dois ônibus com problemas mecânicos ficando na estrada, com os atletas chegando ao Estádio Floro Mendonça acomodados na carroceria de um caminhão. Superadas todas as dificuldades, o jogo foi difícil como se esperava, mas com um gol do atacante amazonense André Tavares (19 anos) o Holanda Esporte Clube venceu por um tento a zero.

O Holanda conta com o apoio da Prefeitura de Rio Preto da Eva.No dia 24 de outubro de 2007, a equipe conquista seu primeiro título da era profissional, ganhou o Troféu Cidade de Manaus, derrotando o Nacional B por 2 a 0 no Vivaldão.Neste mesmo ano, sob a direção de Paulo Radín e contando com o apoio do Prefeito Anderson, estabeleceu sua sede em Rio Preto da Eva e mudou para clube profissional, sem deixar de olhar com responsabilidade as questões sociais inerentes ao esporte.

Em 2008, já na elite do Futebol Amazonense, conquistou o torneio início, evento promovido pela Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas - ACLEA.No campeonato amazonense da série A, sagrou-se campeão do segundo turno, erguendo a Taça Cidade de Manaus. Disputou as partidas finais com o campeão do primeiro turno, o Nacional Fast Clube, que jogava por dois resultados iguais.No primeiro jogo, dia 30 de abril, o Holanda empatou sem gols com o Fast.

Na partida decisiva, dia 03 de maio, o Holanda, estreante na primeira divisão do Campeonato Amazonense, superou as próprias expectativas e acabou campeão do Estado, ao vencer o Fast Club por 1 a 0, no Estádio Vivaldo Lima, em Manaus. O único gol da partida saiu aos dez minutos de jogo, com Deurick, que decretou o fim das esperanças do Fast, que jogava por um empate para por fim a um jejum de 37 anos sem vencer o Estadual.

Série C 2008 e Copa do Brasil 2009O título estadual conquistado pelo Holanda lhe deu o direito de participar da Série C de 2008 e da Copa do Brasil de 2009. Na Série C, terminou em 27º lugar entre 63 clubes, tendo disputado a competição até a segunda fase, perdendo o direito de disputar a Série C de 2009(que classificava do 5º ao 20º lugares).Em sua primeira participação na Copa do Brasil em 2009, perde de virada em casa para o Coritiba por 2 a 1 no Vivaldão em Manaus, mas consegue o direito de fazer o 2º jogo em Curitiba. No segundo jogo, no Couto Pereira o Holanda foi superado pelo Coxa por 3 a 0 e é eliminado na primeira fase.

Rebaixamento à Série B amazonenseO sucesso do Holanda no Campeonato Amazonense em 2008 não se repetiu em 2009. Abalado pelos fracassos na Série C de 2008 e na Copa do Brasil de 2009, ainda sem poder atuar no município de Rio Preto da Eva, por conta de reformas no Estádio Francisco Garcia, o Holanda fez uma péssima campanha no Campeonato Amazonense de 2009, sendo rebaixado à Série B amazonense de 2010. Ficou na 9º colocação entre 10 times, com 9 pontos ganhos.

1 comentários:

Saulo 25 de outubro de 2009 12:10  

Legal saber que tem um Holanda-AM. É o laranjinha mecânica.

Postar um comentário