20 anos da tragédia de Hillsborough


Postado por Retrato na Parede em 15/04/2009

Gostaria de pedir desculpas aos leitores do fotolog pela demora na atualização, é que perdi todos meu dados do HD do meu computador, e nesse HD estavam parte de minha coleção do retrato na parede, estimo que tenha perdido cerca de 1.500 fotos da coleção, fato que me deixou muito triste. O tempo estava bem curto já que ontem apresentei minha monografia, então, conseguindo assim um tempinho maior de agora em diante.

Infelizmente essa volta, é para relembrar uma data triste para o futebol mundial, porém de suma importância para modernização do futebol Inglês.

Hoje (15/04), completa 20 anos da tragédia no estádio Hillsborough, que vitimou quase uma centena de torcedores do Liverpool e se tornou um marco na modernização do esporte no país. Essa foto é da equipe base da temporada de 1987/1989

Em 15 de abril de 1989, a Inglaterra viveu a maior tragédia da história de seu futebol.

Liverpool e Nottingham Forest se enfrentavam pela fase semifinal da Copa da Inglaterra no estádio Hillsborough, do Sheffield Wednesday. A superlotação de uma das alas do estádio levou à morte 96 torcedores do Liverpool. A tragédia é até hoje sentida pela torcida dos Reds, mas acabou por se tornar um marco para a modernização do futebol inglês.

O incidente foi encarado como a gota d'água para que os problemas com o futebol fossem resolvidos. O Lorde Taylor de Gosforth foi designado para conduzir o inquérito sobre os motivos para a tragédia em Hillsborough. Suas conclusões foram apresentadas no que ficou conhecido como "Relatório Taylor". As principais causas apontadas para as mortes foram a falha do controle policial sobre a multidão e a inadequação das instalações do estádio.

O relatório sugeriu algumas mudanças que foram prontamente atendidas. As principais diziam que os estádios não poderiam ter grades ou alambrados para separar o público do campo. Além disso, todo torcedor que comprasse ingresso deveria ter uma cadeira para ver o jogo. As "gerais", áreas nas quais se vê o jogo de pé, teriam de ser completamente abolidas.

Havia também regulamentação para preços de ingressos, sobre a quantidade de bilhetes destinados à torcida visitante e outras regras. Com a modernização dos estádios, os clubes passaram a faturar mais nos dias de jogos. Este fator é considerado como um dos principais para a ascensão do Campeonato Inglês enquanto negócio.

Referências:
http://br.reuters.com
http://esportes.terra.com.br
http://globoesporte.globo.com/
www.liverpoolfc.tv

0 comentários:

Postar um comentário