França campeã do Mundo de 1998

Em pé: Zidane, Desailly, Leboeuf, Thuram, Guivarc's e Petit.
Agachados: Karembeu, Djorkaeff, Dechamps, Barthez e Lizarazu.

Postado por Retrato na Parede em 12/07/2008

Hoje 12 de Julho de 2008 completa 10 anos da maior derrota da seleção Brasileira em copas do mundo, 3 x 0 para França, no Stade de France.

Uma derrota que muitos brasileiros se lembram até hoje, por tudo o que aconteceu antes da partida, durante e porque não depois. Muitas pessoas tentaram explicar o ocorrido naquele dia terrível para o povo Brasileiro, que além de toda aquela confusão viu a França e o melhor jogador do mundo Zidane, deitar e rolar em cima de uma seleção brasileira triste naquele Domingo. França que em 1986 já havia desclassificado o Brasil nos pênaltis, voltava a vencer a seleção numa copa do Mundo, agora na final, e novamente em 2006 encontramos os Franceses nas quartas de final, e com Zidane e CIA novamente, mais uma derrota para os "Les Bleus". Seria a França o maior carrasco Brasileiro em copas do Mundo?

A conquista da França, por sua vez, acabou por ser merecida, se analisarmos a campanha em todo o torneio. Os donos da casa tiveram seis vitórias e um empate. Zidane, que jogou mal no começo do torneio (foi expulso no segundo jogo e teve de cumprir suspensão por pisar num jogador saudita) guardou tudo para a final e fez a diferença. Antes de encararem o Brasil, os franceses suaram para eliminar o Paraguai (na prorrogação), a Itália (nos pênaltis) e a Croácia (de virada, na semifinal), jogo esse que tirou o zagueiro Laurent Blanc após tomar cartão vermelho diante dos Croatas, de Suker e Boban.

No lado brasileiro, o caminho começou conturbado antes mesmo da estréia, com o corte de Romário, mal-digerido pelo atacante e por boa parte dos torcedores. Durante a competição, antes da final, foram quatro vitórias brasileiras, um empate e uma derrota, contra a Noruega. Duas partidas épicas marcaram a reta final da seleção brasileira. Primeiro, venceu por 3 x 2 a Dinamarca, num jogão pelas quartas-de-final. Depois, nas semifinais, Taffarel brilhou na disputa de pênaltis e mandou a Holanda para a casa.

A França que tinha uma grande equipe, comandada pelo maestro Zidane que contava com Djorkaeff como seu braço direito além do capitão Deschamps.

Elenco Francês.

BARTHEZ, LIZARAZU, DJORKAEFF, DESCHAMPS, DESAILLY, GUIVARC'H, ZIDANE, THURAM, LEBOEUF, KAREMBEU, LAMA, CANDELA, PATRICK VIEIRA, PIRES, HENRY, DIOMEDE, BOGHOSSIAN, TREZEGUET, DUGARRY e CHARBONNIER.

Técnico: Aime JACQUET

Além do 1º título mundial da França, essa equipe ainda conquistou a Eurocopa de 2000 e vários jogadores presentes em ambos times, são detentores de recordes na seleção Francesa, como Lilian Thuram jogador que mais atuou pela seleção com 142 partidas até a presente data, seguido por Desailly, Zidane, Vieira, Deschamps, Henry, Lizarazu, Blanc, Wiltord e Barthez.

O Maior Goleador Francês também participou da dobradinha 98-00, Thierry Henry possui 45 gols marcados pela França, seguido de Platini (41).

Ou Seja, uma excelente seleção, repleta de ótimos jogadores que detem os maiores recordes da história da seleção Francesa.

Referências:
http://www.cartage.org.lb/en/themes/sports/football/br-fr.html http://en.wikipedia.org/wiki/France_national_football_team http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Selecao_Brasileira/0,,MUL644101-15071,00-MAIOR+DERROTA+DA+SELECAO+BRASILEIRA+EM+COPAS+DO+MUNDO+COMPLETA

Comentários (2): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:39

Em 8/11/1973, às 11:19:08, João Paulo Silva disse:
Zidane jogou demais...simplesmente o melhor que vi.

Em 8/11/1973, às 11:42:50, Leandrus página pessoal disse:
É, eu fico meio revoltado até hoje com o Zidane porque ele só foi jogar bem justamente na final. Mas fico com mais raiva da França por causa daquele épico duelo contra Paraguai, em que Chilavert e Gamarra (de cabeça enfaixada) seguraram heroicamente o resultado até o segundo tempo da prorrogação, quando Blanc acabou com tudo...

0 comentários:

Postar um comentário