Parma campeão da Copa UEFA 1999

Em pé : Sensini, Thuran, Paolo Vanoli, Alain Boghossian, Veron, Dino Baggio e Buffon
Agachados: Chiesa, Fabio Cannavaro, Crespo e Diego Fuser.

Por Marcio Kidura 05/06/2009

Na temporada de 1998/99, o Parma escreveu uma das páginas mais gloriosas da sua história. A equipe treinada por Alberto Malesani não só conquistou a Taça de Itália, como ganhou a Taça UEFA pela segunda vez em apenas quatro temporadas. A turma parmesã estava recheada de jogadores talentosos, a começar pelo gol com Buffon (hoje na Juventus),Lilian Thuram e Fabio Cannavaro (Ex Real Madrid e atual Juventus) na defesa, Dino Baggio e Juan Verón no meio-campo e Hernán Crespo e Fuser no ataque, e na reserva ainda contava com o Colombiano Faustino Asprilla (Ex-Palmeiras e Fluminense). Ou seja, um baita de um time que mereceu ser campeão em cima do Olympique de Marseille de Laurent Blanc e Robert Pirès.

Os italianos encontraram poucas dificuldades no caminho até à final. Na primeira eliminatória, o Fenerbahçe SK conseguiu triunfar na Turquia, mas foi eliminado na Itália. Bem pior foi a sorte do Bordeaux. Nas quartas de final, os franceses venceram por 2-1 em casa, mas foram humilhados por 6-0 no estádio Ennio Tardini. Por comparação, o Atlético de Madrid foi menos massacrado nas semi finais, sendo derrotado com um de 5-2.

Na final, os italianos encontraram o Olympique de Marseille, um adversário que prometia dar muita luta. Os franceses enfrentaram, nas semi finais, o Bologna FC, num embate que ficou marcado pelos confrontos entre os jogadores das duas equipes no túnel de acesso aos vestiários. O Olympique seguiu em frente, graças a uma grande penalidade convertida por Laurent Blanc e aos gols marcados fora de casa, mas as aspirações ficaram seriamente comprometidas devido aos castigos aplicados a quatro jogadores. Christophe Dugarry e Fabrizio Ravanelli foram dois dos ausentes da final, que teve lugar no estádio Luzhniki, em Moscou. Os italianos dominaram o jogo e venceram por 3-0. Crespo abriu o placar aos 26 minutos e Enrico Chiesa aumentou a vantagem 10 minutos mais tarde. O placar foi fechado por Paolo Vanoli.

Nessa grande equipe também surgiu vídeos depois de depoimentos de Veron, falando de suporto envolvimento de Cannavaro, injetando drogas na veia, e esse vídeo caiu na impressa, o que gerou muitas polemicas.

Ao certo é que essa equipe fantástica foi campeã da Copa Uefa atropelando todos adversários, e com certeza, deixando muitas saudades em seus torcedores.

Referências:
http://en.wikipedia.org
http://pt.uefa.com
www.gettyimages.com
www.iffhs.de

Comentários (3): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:62

Em 11/12/1973, às 02:02:16, Pedro Bueno disse:
Esse time era sensacional.E agora de volta a primeira divisão.

Em 11/12/1973, às 03:03:30, Charles Cândido disse:
Esse time do Parma é sensacional, época em que o Parma era um dos grandes da Bota...

Em 11/12/1973, às 03:49:14, Italo Zopelari disse:
olha o buffon,Cannavarro,Crespo era um timaço mesmo,ai o buffon 1999 foi pra juventus

3 comentários:

andre--- 20 de março de 2010 às 16:27  

Se estiver interessado numa troca de links é só dizer !!!

Abraço.

http://apenasesofutebol.blogs.sapo.pt/

Unknown 12 de abril de 2010 às 19:16  

O Parama era um time, é muito triste ver o que Parama e hoje.
Um time que ja teve grandes jogadores no passado, hoje não ser la uma seleção como era ates.

Elaine 14 de novembro de 2010 às 19:37  

Hey, Segue o nosso link para que você possa adiconar em sua página.
São masi de 7 milhões de imagens!
Obrigada!

Postar um comentário