Argentina Campeã do Mundo de 1986 com a famosa “La Mano de Dios”

Em pé: Batista, Cuccciufo, Olarticoecchea, Pumpido, Brown, Ruggeri e Maradaona.
Agachados: Burruchaga, Giusti, Enrique e Valdano.

Postado por Retrato na Parede em 20/09/2008

O México ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo pela segunda vez, depois de a Colômbia, inicialmente escolhida para abrigar o campeonato, desistir do torneio, alegando falta de dinheiro para as obras necessárias à criação da infra-estrutura exigida.

Maradona comandou a equipe da Argentina na campanha vitoriosa do bicampeonato, na Copa de 1986. Já o Brasil voltou mais cedo para casa, eliminado, nos pênaltis, pela França, nas quartas-de-final. Com um dos times que era considerado por todos a melhor seleção Brasileira de todos os tempos. Telê tentou como pôde manter a base da excelente seleção que tinha levado à Espanha quatro anos antes. Zico era o seu maior problema. Contundido seriamente no joelho, estava longe de sua melhor forma e seu aproveitamento era incerto.

Não poderia deixar passar em Branco a Eliminação Brasileira dessa fantástica seleção.

O adversário do Brasil seria a França de Michel Platini, Tigana e Girese, um time com estilo de jogo aberto como o brasileiro. O jogo foi pra os pênaltis e Sócrates e Júlio César desperdiçaram suas cobranças. Pela França, apenas Platini não marcou. O Brasil estava eliminado de mais uma Copa do Mundo.

Curiosamente, nas quartas-de-final, somente o jogo entre a Argentina e a Inglaterra não precisou ser decidido nos pênaltis.

Foi um gol de mão, de Maradona, que decidiu a partida. Maradona disputou de cabeça uma bola com o goleiro Shilton e usou a mão para tocar o balão para as redes. O juiz não percebeu a malandragem e validou o gol que acabou desclassificando a Inglaterra.

Depois do jogo, Maradona foi cínico ao se referir ao recurso antiesportivo. Ele disse que fez o gol com a cabeça e com a mão de Deus.

Mas a deslealdade do craque não tira o brilho do primeiro gol de Maradona na vitória de 2 a 1 contra os ingleses.

Num verdadeiro "gol de placa", Maradona driblou uma fila de ingleses desde o meio-de-campo até o gol adversário. Depois de driblar também o goleiro Shilton, Maradona simplesmente tocou para o gol vazio. Num jogo de grande emoção, a Argentina, sob comando de Maradona, venceu na final a forte equipe da Alemanha por 3 a 2, conquistando o bicampeonato mundial.

Maradona repetiu em 86 para a Argentina o que Garrincha, em 62 no Chile, e Pelé, em 70, no México, tinham feito para o Brasil. O craque inventou jogadas sensacionais e enloqueceu seus marcadores, comandando as vitórias de seu time.

A Copa do México marcou o fim de uma das maiores gerações de craques do futebol mundial. Seria a última Copa de Zico, Falcão, Junior, Sócrates, Reinaldo, Leandro e Toninho Cerezo para o Brasil, e de Platini, Tigana, Girese para a França, e de Rummenige para a Alemanha.

Referências:
Ricardo Acompora
www.bbc.co.uk
www.museudosesportes.com.br
www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u69726.shtml

Comentários (3): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:49

Em 21/09/2008, às 00:07:23, Dino disse:
Marcio, obrigado por sua lembranca pra esse grande time. Diego e o mais gande jogador que eu vi.

Em 10/10/2008, às 12:42:10, Roberta e-mail disse:
nossa foram jogos memoráveis nessa copa, eu tinha apenas 9 anos, mas lembro como se fosse hj.......

Em 26/10/2008, às 19:37:07, LUCIMAR FERNANDES FMACHADO e-mail disse:
Márcio, tá sumido amigo! Mande notícias. Parabéns pelo belo trabalho, um verdadeiro show de bom gosto. Meu abraço!

0 comentários:

Postar um comentário