Desportiva campeã da Copa Espírito Santo 2008

Em pé: Jeferson, Gilmar, Ygor, Pablo, Diogo, Felipe, Renan, David, Jailson, Kieza e Walter. Agachados: Anderson, Matheus, Jean, Amaral, Edmar, Arpini e Thiago Keller

Por Ricardo P. Smiderle Passamani em 16/11/2008

Crédito foto: Paula Livre

DE NOVO, EMOÇÕES!

A partida que marcou o reencontro de Desportiva e Rio Branco numa final de campeonato após 23 anos foi muito mais que um jogo de futebol. Foi um banho de esperança em cada coração capixaba que bate mais forte quando o assunto é futebol.

Transmissão pela televisão e pela internet, arquibancadas completamente tomadas, torcidas eufóricas, mistura de cores e paz. As ruas de Jardim América ficaram movimentadas como há muito não se via. Eram carros e mais carros, motos e mais motos, gente, muita gente.... gente demais! E a maioria vestindo as camisas de Desportiva e Rio Branco. Há muito tempo as camisas de nossos times não eram maioria num estádio de futebol mas dessa vez, não teve para time carioca ou paulista. A festa era mesmo capixaba. Filas enormes se formaram e aos 40 minutos do primeiro tempo ainda tinha muita gente entrando no Engenheiro Araripe. Os times entraram juntos em campo e perfilaram-se diante da Banda da Polícia Militar para a execução do Hino Nacional. Foi demais! Nem parecia o futebol capixaba que nos acostumamos a ver.

Não houve quem não desse sua contribuição. A mídia inteira focou a partida, os torcedores tiveram paciência com a desorganização da Federação (para variar), a Polícia fez um lindo trabalho, as torcidas organizadas não brigaram. Eram bolas, faixas e bandeiras coloridas em todas as partes. Ah! Até “São Pedro” deu uma forcinha e ordenou que a chuva parasse só para que o sol brilhasse mais forte no horizonte do futebol do Espírito Santo.

E o jogo? É verdade, já ia me esquecendo. É que o 0 x 0 no placar de uma partida que, tecnicamente, deixou a desejar, teve papel secundário. Os gols perdidos, a pressão do Rio Branco, os passes errados, os chutões, as faltas, nada disso teve tanto valor quanto a festa das torcidas. Não tinha como dar errado. Foi o dia em que os atletas foram meros coadjuvantes de um espetáculo que tem tudo para marcar uma nova era em nosso futebol. O título da Desportiva deixa o Rio Branco mais um ano “na fila”, para tristeza de seus fiéis torcedores que nunca abandonaram o “mais-querido” mesmo nos tempos mais difíceis. E os torcedores grenás puderam comemorar o retorno do time a uma competição nacional depois de muitos anos de sofrimento.

Todo torcedor saiu de lá se sentindo emocionado. E, como na música do capixaba Roberto Carlos : “Se chorei ou se sorri, o importante é que EMOÇÕES eu vivi!”.

A Desportiva Capixaba conquista pela primeira vez a Copa Espírito Santo de Futebol e será o representante número 2 do Espírito Santo na Copa do Brasil do ano que vem. Parabéns à Desportiva, incluindo jogadores, comissão técnica e diretoria e a todos os que contribuíram de alguma maneira para esta grande vitória do futebol capixaba.

Comentários (8): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:52

Em 16/11/2008, às 21:40:17, Retrato na Parede disse:
Obrigado ao meu Amigo Ricardo Passamani por expressar tão bem a emoção dessa grande final, nada mais justo que um grande lutador e torcedor do nosso esporte, comentar essa final, parabéns TORCIDA CAPIXABA!!

Em 16/11/2008, às 22:39:04, João TEG disse:
CaralhoOOooOO é tudo nosso cara desportiva meu amor meu sangue minha alma acima dela só Deus o todo poderoso! mas ca entre nois Deus é Grená!

Em 17/11/2008, às 10:18:24, Paulo Campagnaro disse:
É nóis TIVA, enfim, uma competição nacional que iremos jogar novamente. Mais uma no de fila pra o Rio Branco;

Em 17/11/2008, às 16:02:58, Rodrigo Storni disse:
TIVAAAAAA PORRA!! EU SOU GRENA, DE CORACAO, EU NUNCA VI O RIO BRANCO CAMPEAO!!!

Em 17/11/2008, às 16:14:00, George disse:
linda foto!!!!! lindo jogo!!! lindo campeonato!!! Desportiva amor maior!!!!

Em 17/11/2008, às 19:14:59, AMARAL disse:
LINDA FOTO, DESPORTIVA MINHA VIDA ,DESPORTIVA MEU AMOR! DESPORTIVA O AMOR MAIOR!

Em 19/11/2008, às 13:20:25, Ricardo Passamani disse:
Desportiva é a alma do futebol capixaba!! Sem a Tiva, não tem futebol no Espírito Santo!!!! Boa sorte à Tiva na volta ao cenário nacional!!!!! Vamos torcer muito!!!

Em 17/01/2009, às 19:03:13, Michel McNish página pessoal e-mail disse:
olá, vc tem essas imagens em alta resolução?? abraços!

0 comentários:

Postar um comentário