Atlético Paranaense, campeão Brasileiro de 2001

Atendendo ao pedido da comunidade oficial de Junior Abdala.

Fontes:
http://www.furacao.com
http://www.rubronegro.net

2001 - O primeiro título brasileiro

A diretoria atleticana havia planejado para os próximos anos montar um time competitivo que despontasse no cenário nacional. Só não imaginava que isso fosse acontecer tão cedo. O título brasileiro de 2001 foi surpresa, e justamente por isso teve um gostinho especial. Com o Campeonato Paranaense já conquistado no primeiro semestre, a torcida atleticana acabou ganhando um presentão do Papai- Noel. A largada atleticana foi em casa, contra o Grêmio (campeão da Copa do Brasil daquele ano), quebrando a invencibilidade de 20 jogos do time gaúcho, logo na estréia do técnico Mário Sérgio. Mostrando aos críticos que veio para ficar, o Atlético desmontou defesas paulistas, mineiras, cariocas e gaúchas, vencendo os times que, na teoria, seriam candidatos ao título.

Nas rodadas seguintes, o Furacão ganhou do Cruzeiro, em Minas Gerais, empatou com o São Caetano, em São Paulo, e na Baixada ganhou do Flamengo e Atlético Mineiro, assumindo a liderança da competição. O sucesso atleticano não conquistou a mídia nacional. O time chegou a ser considerado como "zebra" no Jornal da Globo, o que acabou mexendo com os brios de todos os jogadores do elenco. A equipe era boa, mas com as constantes contusões e suspensões, o técnico Mário Sérgio não conseguia colocar em campo a equipe ideal, o que acabou prejudicando muito o Atlético e os resultados negativos começaram a surgir. O pior resultado foi a goleada sofrida para o Vasco, por 4 a 0, em São Januário. Boatos na imprensa davam conta que os atletas estavam abusando na noite e a comissão técnica não gostou nem um pouco disso.

Com atritos internos, Mário Sérgio pediu demissão na oitava rodada, mas com pedidos dos jogadores ele acabou voltando na rodada seguinte. Contra o Palmeiras, na nona rodada, o time completou quatro jogos sem vencer e os jogadores atleticanos estavam sendo cada vez mais criticados pelas constantes expulsões. Quando, na rodada seguinte, perdeu para o Fluminense, o técnico Mário Sérgio não suportou a constante pressão e deixou o time. O Fluminense estava quebrando um tabu de 54 anos sem vencer o Atlético, essa foi a única derrota em plena Arena da Baixada, neste campeonato.

Com a chegada de Geninho, o resultado positivo voltou a aparecer. Em sua estréia, o técnico presenciou uma vitória diante da Portuguesa. Oscilando entre a primeira e segunda colocação, o time conquistou a vaga para a próxima fase com seis jogos de antecedência e alcançava a marca de 12 jogos sem perder.

Nunca o Natal atleticano foi tão feliz. Em 23 de dezembro, a data do segundo jogo da grande final, as ruas de Curitiba - num frio incomum para a época - foram tomadas desde o aeroporto até a Arena, esperando os campeões. As comemorações atravessaram a madrugada, nem mesmo o atraso no vôo da delegação rubro-negra de São Paulo à capital Paranaense impediu a festa. A justiça foi feita quando os times de melhor campanha decidiram o campeonato no qual todos os "queridinhos " do eixo Rio-São Paulo ficaram pelo caminho. E no final, o Atlético ainda ficou com a melhor campanha de toda a competição.

Final - Brasileiro - (23/12/2001) - São Caetano 0 x 1 Atlético
L: Anacleto Campanela ; A: Carlos Eugênio Simon; G: Alex Mineiro;

SÃO CAETANO: Silvio Luiz; Mancine, Daniel, Dininho e Marcos Paulo (Müller); Simão, Serginho (Bechara), Adãozinho e Esquerdinha (Marlon); Anaílson e Magrão. Técnico: Jair Picerni.

ATLÉTICO: Flávio; Alessandro, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa (Igor) e Fabiano; Cocito (Pires), Kleberson e Adriano; Kléber (Souza) e Alex Mineiro. Técnico: Geninho.



Comentários (4): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:40

Em 8/11/1973, às 18:54:06, Diego Simonetti disse:
E quem esteve fazendo parte desse elenco foi o meu conterrâneo Sousa.

Essa final foi muito interessante. Lembro bem da torcida do CAP comemorando o título em Curitiba logo após o fim do jogo no Anacleto Campanella.

O futebol paranaense ainda vai ter muitas consquistas.
Em 8/11/1973, às 18:55:44, Bruno Freitas disse:
O Atlético mostrou que o futebol Paranaense pode ser um grande força em nível nacional, chegando inclusive a Libertadores e jogando bem.
Em 13/11/1973, às 22:19:22, Junior Abdala disse:
Emocionante...Lembro muito bem desse dia, um dos melhores dias na minha vida, sem brincadeira.

Atravesa-mos a madrugada com carreatas e comemorações, dia muito feliz, muito feliz mesmo.
Em 14/11/1973, às 17:40:35, Valdir disse:
Foi muito bom viajar de Cuiabá/MT até São Caetano e ver esta final. SUCESSO meu FURACÃO

0 comentários:

Postar um comentário