Bunyodkor Campeão da Copa do Uzbequistão

Em pé: Kapadze, Gochkuliev, Luisão, Rivaldo e Bugalo.
Agachados: Khvostunov, Khaydarov, Juraev, Khasanov, Bakaev e Djeparov

O Bunyodkor, foi campeão da Copa do Uzbequistão ontem (31/10) por 3 a 1 o Pakhtakor na final. O time do “Buny” é formado por alguns conseguidos dos Brasileiros, como o Penta campeão do mundo Rivaldo, o zagueiro Luisão (Ex-Cruzeiro e Vasco), Villanueva (Que esteve recentemente no Vasco) e o treinador Zico.

O jogo foi realizado no Pakhtakor Central Stadium, casa do rival, e terminou 1 a 1 no tempo normal. Os dois gols do título foram marcados no segundo tempo da prorrogação. Esse foi o primeiro título do time na primeira divisão.

Até agosto de 2008 chamado Kuruvchi ou Quruvchi (respectivamente, Курувчи, em russo, e Қурувчи, no cirílico uzbeque). A nova equipe vem rivalizando com o tradicional Pakhtakor Tashkent, de quem contratou vários jogadores recentemente.

Resumo histórico do Bunyodkor.

O Bunyodkor Football Club, da capital uzbeque Tashkent, foi fundado em 6 de julho de 2005 com o nome de Neftgazmontaj-Quruvchi, em português algo como "construtor". A mudança do nome e do escudo ocorreu em julho deste ano e fez parte do pacote de profissionalização e desenvolvimento do clube.

No primeiro campeonato que disputou, a Copa de Tashkent, sagrou-se campeão garantindo vaga na Terceira Divisão Nacional, no mesmo ano. Novo título e agora a classificação para a Segunda Divisão. Em 2006, o ainda Kuruvchi alcançou chegou á elite uzbeque.

No ano de 2007, o jovem time estabeleceu uma marca inédita ao alcançar o vice-campeonato nacional numa trajetória relâmpago. E ainda foi vice na Copa do Uzbequistão. Neste mesmo ano, a diretoria promoveu a reforma do estádio de Tashkent, que hoje tem capacidade para 16 mil torcedores e é conhecido como MHSK Stadium.

O Bunyodkor, que significa "criador", já mostrou em sua curta história que pretende ser um dos maiores times do continente asiático.

Referências

http://globoesporte.globo.com
http://pfc-kuruvchi.com
http://pt.wikipedia.org
www.fcbunyodkor.com
www.ziconarede.com.br

Comentários (2): http://fotolog.terra.com.br/retratonaparede:50

Em 19/11/1973, às 14:06:28, Gustavo Pessôa página pessoal disse:
Zico campeão de uma Copa??? Tem algo errado, qnd o assunto é copa ele adora entregar. www.arquibarfc.blogspot.com abs

Em 20/11/1973, às 01:01:39, Clóvis Campêlo página pessoal e-mail disse:
Gostei de ver o Rivaldo ali, no time campeão. Ainda espero voltar a vê-lo jogando pelo Santa Cruz. Nem que seja para encerrar a carreira...

0 comentários:

Postar um comentário